“Operários”, de Tarsila do Amaral, é símbolo da Primavera dos Museus



A obra é um raro exemplo de reunião da etnia brasileira

Operários, uma das mais importantes obras da artista plástica modernista Tarsila do Amaral, produzida em 1933, foi a tela escolhida para representar o tema principal do evento Primavera dos Museus, iniciativa do departamento de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro em todo o Brasil.

A obra é um raro exemplo de reunião da etnia brasileira. Por isso foi escolhida para refletir o papel dos museus frente ao diálogo intercultural, do pluralismo de idéias, do desenvolvimento humano e do respeito à diversidade.

A programação do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo envolverá os palácios dos Bandeirantes, Horto e o Boa Vista, em Campos do Jordão, onde serão realizadas exposições, palestras e visitas orientadas, entre outras atividades.

Na sede do governo paulista no Morumbi, Palácio dos Bandeirantes, acontecerá, a partir de 1º de outubro, a exposição Pessoas Modernas, onde Operários será um dos destaques. A exposição sugere a reflexão e discussão das transformações da figura, da moda e dos costumes ocorridos nos anos de 1910 a 1930, tema central do modernismo brasileiro. Poderão ser vistas obras de Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros.  

A curadoria é da Profa. Dra. Kátia Canton, do MAC-USP. São 58 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens retirados da revista “O Pirralho”, um semanário crítico sobre cultura e comportamento, concebido e editado por Oswald de Andrade entre 1911 e 1917.

No Palácio de Verão do Horto Florestal, abre para convidados sábado, 20, a partir das 13h, as exposições: Gregório Gruber - Florestais reúne obras que retratam a região da Cantareira, a maior floresta natural em área urbana do mundo, e A arte da cerâmica – Aqui e Lá com obras da cerâmica marajoara. Além de ser um artista de muitas faces, pintor, desenhista, gravador, cenógrafo, escultor e fotógrafo, Gruber é um apaixonado pela região do Horto, onde mantém seu ateliê há mais de 30 anos. A partir das 13 horas, acontece a apresentação do Coral Guarani do Instituto Teko Arandu.

Nos dois dias da Primavera dos Museus, no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, o público poderá visitar –gratuitamente – a exposição Paisagem Moderna e o Diálogo Intercultural com obras do o acervo permanente que inclui  Alfredo Volpi, Djanira, Danilo Di Prete, Bonadei, Pancetti, Mario Zanini, Anita Malfatti e outros.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo



09/20/2008


Artigos Relacionados


“Operários”, de Tarsila do Amaral, é símbolo da Primavera dos Museus

"Operários", de Tarsila do Amaral, é símbolo da Primavera dos Museus

Museus participam da Primavera dos Museus

Livro traz reflexões estéticas de Tarsila do Amaral

Mostra de Tarsila do Amaral abre neste sábado na Pinacoteca

Exposição com obras mais importantes de Tarsila do Amaral chega à Pinacoteca