Osmar Dias pede apoio a projeto que garante aplicação integral dos recursos do Fundeb na educação



Ao discursar nesta quarta-feira (15), o senador Osmar Dias (PDT-PR) aproveitou a comemoração do Dia do Professor para pedir apoio a projeto de sua autoria (PLS 265/08 - Complementar) que pretende facilitar a aplicação integral dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), na área de educação, por parte dos prefeitos.

O senador explicou que o projeto insere um item na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar nº 101/00) para garantir que o prefeito use, na área, todas as verbas que receber do governo federal pelo Fundeb.

O Fundeb, aprovado pelo Congresso em julho do ano passado, determina que 60% dos repasses do fundo sejam aplicados necessariamente nos salários dos professores e outros profissionais da educação. Entretanto, a LRF - aprovada em 2000 - determina que os municípios não podem gastar mais que 54% das receitas correntes líquidas em salários. Com isso, alguns prefeitos não usam o dinheiro do Fundeb para não descumprir a LRF. O projeto de Osmar Dias estabelece que os recursos do Fundeb não integrarão as receitas correntes líquidas, o que resolveria o problema.

Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) elogiou a iniciativa do colega. O projeto tramita na Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) e o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) é o relator.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE votará projeto que garante recursos para educação infantil, diz Osmar Dias

MP não garante aplicação integral de 'royalties' em educação, diz Cristovam Buarque

Paim pede aprovação do projeto que determina a aplicação de 30% dos recursos do Fust na educação

Osmar Dias defende educação em tempo integral no Paraná

Osmar Dias elogia medida de incentivo à educação básica integral

Osmar Dias pede apoio para projeto que visa inibir o uso de automedicação