PAC da Educação prevê ações voltadas para diversos níveis da educação



O Plano de Desenvolvimento da Educação proposto pelo governo federal prevê ações específicas, voltadas para cada nível de educação: básica, profissional, superior econtinuada.

Para a educação básica, entre as principais propostas, destacam-se a criação daProvinha Brasil, que medirá o desempenho de crianças de seis a oito anos de idade;do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e do piso salarial nacional do magistério. A proposta torna ainda obrigatório o transporte escolar infantil.

No que diz respeito à educação profissional, estão previstas a criação do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com unidades em todas as cidades-pólo do país; a regulamentação do estágio; e a reintegração do ensino técnico ao ensino médio, para jovens e adultos.

No ensino superior, o governo pretende modificar os sistemas de crédito estudantil, a fim de garantir financiamentos de até 100% do valor das mensalidades e início do pagamento somente quando o aluno estiver formado e trabalhando. Também está prevista a concessão de 1.500 bolsas de pós-doutorado para manter os pesquisadores trabalhando no país e a duplicação do número de vagas nas universidades federais.

Já a proposta do governo para a educação continuada prevê o incentivo à produção de audiovisual digital voltada para a educação de qualidade e a formação continuada de professores, para que possam ter um vínculo permanente com a universidade.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia valoriza ações voltadas para educação, saúde e assistência social

Aprovado documento com diretrizes voltadas para desenvolvimento da educação no País

LUZIA PROPÕE INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

PROJETO INSTITUI PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Educação: Secretária da Educação é nomeada para o Conselho Nacional da Educação

Juventude Viva chega à Bahia com ações voltadas para 20 municípios