Paim anuncia enquete em seu site sobre proposta do governo para aposentadorias e pensões



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu que a população ajude a decidir se a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) deve aceitar um pacote apresentado pelo governo no qual este apontaria sua proposta em relação ao fator previdenciário e ao reajuste real para os aposentados. Paim pediu que os aposentados e pensionistas entrem em seu site - www.senado.gov.br/paulopaim- e deem sua opinião.

Paim disse ter recebido a notícia na noite desta quarta-feira (12), após reunião entre a Cobap, centrais sindicais e representantes do governo. A posição do governo, segundo Paim, é que, para continuar a negociação, os aposentados e pensionistas terão de abrir mão dos projetos já aprovados por unanimidade no Senado e atualmente em tramitação na Câmara: o que determina o fim do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias; o que prevê a recuperação das perdas das aposentadorias, para que os aposentados voltem a receber o número de salários mínimos que recebiam no ato de sua aposentadoria; e o que reajusta as aposentadorias no mesmo índice concedido para o reajuste do salário mínimo.

Paim afirmou que deputados federais, as centrais e as federações de aposentados também vão fazer pesquisas para decidirem se aceitam ou não a proposta do governo. Para Paim, é hora de se dividir as responsabilidades.

- Se não houver acordo, essas matérias irão para o voto - sentenciou o senador, que disse que irá "torcer muito para que se construa um entendimento".



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim convoca população a se manifestar sobre proposta do governo para reajuste de aposentadorias

CAS aprova proposta de recomposição salarial de aposentadorias e pensões

CAS aprova proposta de recomposição salarial de aposentadorias e pensões

Paim anuncia vigília em Plenário se proposta que recupera aposentadorias não for aprovada

CAS vota em turno suplementar proposta que recupera valor de aposentadorias e pensões

Rosalba pede aprovação de proposta que recompõe valores de aposentadorias e pensões