Paim comemora decisão do STF favorável a cotas raciais em universidades



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário, nesta sexta-feira (27), a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou constitucional o sistema de cotas para negros e afrodescendentes em universidades públicas. Pela decisão do STF, disse Paim, é assegurada a reserva de 20% para que essa parcela da população tenha acesso á universidade.

Paim ressaltou a importância de políticas públicas, como o sistema de cotas e o programa Bolsa Família, para reduzir a desigualdade no país. No que se refere à educação superior, informou, há um universo de 100 milhões de afrodescendentes e apenas 5% deles têm acesso à universidade.

Para o senador, seria melhor se não houvesse necessidade de adoção no país de políticas diferenciadas para os cidadãos. Enquanto houver desigualdades, no entanto, ressaltou ele, será preciso implementar medidas para oferecer mais oportunidades aos brasileiros.

- Eu gostaria de um dia poder dizer que não precisamos mais do Bolsa Família, porque todos têm direito ao trabalho, à aposentadoria decente, à dignidade, a um seguro social. Mas, enquanto isso não acontece, tem de ter, sim, o Bolsa Família, e tem de ter política de cotas para combater essa desigualdade que temos hoje - argumentou.



27/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys Slhessarenko mantém posição favorável às cotas raciais nas universidades públicas

Jucá elogia decisão do STF que permite cotas raciais em universidades

Paim comemora aprovação de cotas em universidades federais

Paim elogia decisão do governo de cobrar imediata aplicação das cotas nas universidades federais

Paim comemora decisão favorável a aposentados

Paim comemora aprovação de cotas para escola pública em universidades públicas, mas cobra Estatuto da Igualdade Racial