Paim elogia luta de Mello Mourão pelos direitos humanos e contra a discriminação



Ao elogiar a trajetória de vida do poeta Gerardo de Mello Mourão, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta quarta-feira (16), em Plenário, que o homenageado "é um cidadão do mundo". O senador também elogiou as lutas de Mello Mourão em prol dos direitos humanos e contra a discriminação racial. Paim lembrou ainda que o escritor e poeta foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979.

- Não era negro, mas dedicou grande parte da sua trajetória ao combate à discriminação contra o povo negro - afirmou Paim.

Cearense, Mello Mourão faleceu aos 90 anos, em março deste ano, no Rio de Janeiro, por falência múltipla dos órgãos. Paim aproveitou também para elogiar "um amigo pessoal de Mello Mourão": o escritor, professor e ex-senador Abdias do Nascimento que, aos 93 anos, é um dos principais nomes da luta contra a discriminação racial no Brasil.

Paim recordou que Mello Mourão foi secretário de Cultura do governador gaúcho Leonel Brizola e fundou o movimento poético Santa Hermandad de la Orquídea, em 1939, em Buenos Aires (Argentina), em conjunto com Efrain Thomas, Godofredo Iommi, Juan Raúl Young e com os brasileiros Abdias Nascimento e Napoleão Lopes Filho. Durante a ditadura de Getúlio Vargas, disse Paim, Mello Mourão foi preso 18 vezes.

- Além de teimoso, era corajoso, porque não abriu mão, em nenhum momento, do seu ponto de vista, não mudava os seus ideais - disse Paim, ao opinar que o poeta foi "exemplo de cidadania e de luta pelos direitos humanos".

Paim terminou o pronunciamento lendo o poema "Invenção do Mar", do poeta Gerardo de Mello Mourão.

16/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim exalta luta pelos direitos humanos e contra discriminação racial

Senadores destacam luta de Dom Hélder Câmara pelos direitos humanos e contra a ditadura

Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos

ODACIR DESTACA PAPEL DE AUSTREGÉSILO NA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS

Senado entrega comenda a personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos

Ícone da luta pelos Direitos Humanos no Brasil, Helena Greco morre em Minas Gerais