Paim lê carta da OAB com elogios por sua relatoria do projeto que criminaliza homofobia



A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) enviou uma carta ao senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizando-o por assumir a relatoria do PLC 122/06, projeto de lei que criminaliza a homofobia. A OAB-SP defende a aprovação do projeto. Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (22), Paim leu trechos da carta.

Em determinado trecho, a OAB destaca a atuação de Paim pelos direitos humanos e afirma que é necessário “livrar nossa sociedade das amarras da intolerância, do ódio, da perseguição, do desprezo e dos assassinatos que acontecem contra nossos irmãos; enfim, é preciso livrar a todos da homofobia”.

O senador afirmou que está conversando “com todos” e apresentará um novo texto para o projeto. Sobre a polêmica que cerca o assunto, ele disse que “muitos dizem ser contra ou a favor, mas não perguntam qual será a nova redação”.

– Àqueles que estão questionando a proposta, só peço que esperem a nova redação que queremos construir – reiterou.

Antes de Paim, o texto estava sob a responsabilidade da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que deixou a relatoria da matéria quando assumiu o Ministério da Cultura, em setembro. No final do ano passado, quando se tornou o relator, Paim lembrou que há muitas resistências contra a iniciativa – como a apresentada pelos parlamentares religiosos – e, por isso, esse é um projeto “que não é fácil de aprovar”.

– O projeto não foi colocado em votação por outros presidentes [da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, CDH, onde tramita hoje] porque, da forma como estava, seria derrotado – frisou ele.

Em pesquisa feita em outubro pelo DataSenado, sobre a reforma do Código Penal, 77% dos entrevistados disseram concordar com a punição daqueles que destratarem homossexuais por conta da sua orientação sexual.



22/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim recebe sugestões a projeto que criminaliza homofobia

Paim diz que busca texto de consenso em projeto que criminaliza homofobia

Paulo Paim é novo relator de projeto que criminaliza a homofobia

Senado deve ter coragem para debater projeto que criminaliza homofobia, afirma Paim

Paim aguarda definição sobre Código Penal para indicar novo relator do projeto que criminaliza homofobia

CDH tenta votar projeto que criminaliza a homofobia