Papaléo defende aumento do intercâmbio comercial entre França e Brasil via Amapá



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu, em discurso nesta terça-feira (17), a adoção pelo Brasil de medidas visando incrementar as relações comerciais com a França. Um dos principais canais por meio dos quais poderia se ampliar a cooperação entre os dois países, disse o senador, seria o da fronteira, no Amapá, entre o Brasil e a Guiana Francesa. Ele assinalou que a Guiana Francesa, com status de departamento de além-mar, equivalente ao de um estado brasileiro, "desempenha papel estratégico para os interesses da França na América Latina".

- O Amapá, por sua posição estratégica, voltado para o mar e com extensa fronteira com a Guiana, pode servir de ponta-de-lança para o incremento das trocas com o território francês, o que seria de enorme benefício para nossa população - disse.

Papaléo Paes acredita que um maior intercâmbio entre o Amapá e a Guiana teria como consequência direta "a redução drástica" do problema atual da imigração ilegal de brasileiros para o país vizinho, em busca de melhores oportunidades de trabalho. Uma das maneiras de acelerar o comércio entre o Brasil e a Guiana Francesa, de acordo o senador, seria a conclusão da ponte internacional entre o município de Oiapoque, no Brasil, e a cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa.

Papaléo manifestou ainda apoio ao senador Mozarildo Cavalcanti, que em pronunciamento defendeu o estabelecimento de garantias para a população não índia residente na Reserva Raposa Serra do Sol.

Papaléo também prestou uma homenagem ao deputado federal Clodovil Hernandes, cuja morte cerebral foi decretada nesta terça-feira, em Brasília, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).



17/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna defende aumento do intercâmbio comercial com a Líbia

Lançado edital para promoção de intercâmbio científico entre Brasil e França

Ponte vai estreitar relações entre Brasil e França, diz Papaléo

Suassuna defende intercâmbio entre Brasil e Ucrânia nas áreas aeronáutica e aeroespacial

Papaléo defende aumento do mar territorial, mas exige que Brasil exerça fiscalização

Iraque quer aumentar intercâmbio comercial com o Brasil