Para Anibal Diniz, decisão de Neymar combate 'complexo de vira-lata' do brasileiro




O senador Anibal Diniz (PT-AC) disse que a decisão de Neymar de continuar a jogar no Santos até 2014, recusando propostas de clubes europeus, vem combater o "complexo de vira-lata alimentado por muitos brasileiros". Cunhada por Nelson Rodrigues, a expressão se refere ao hábito de dar valor a produtos e serviços estrangeiros e rechaçar a qualidade do que é feito no Brasil.

Para o senador, a decisão do jogador de futebol mostrou que é possível praticar o bom futebol e ganhar visibilidade jogando no Brasil.

- Para mim essa decisão é motivo de orgulho, como amante de futebol e brasileiro que sou - afirmou o parlamentar.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), Aníbal Diniz afirmou que a decisão foi notícia nos principais jornais da Europa. Ele citou notícias publicadas nos jornais Marca (Espanha), Daily Mail (Inglaterra), A Bola (Portugal) e Gazzetta Del Sport (Itália).

No mesmo pronunciamento, o senador anunciou a realização de debate no próximo dia 21 na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com a participação do presidente do Congresso Nacional Peruano, deputado Daniel Abugatas, sobre a integração entre Brasil e Peru por meio da rodovia interoceânica, recém inaugurada, que liga Lima a Rio Branco.

É uma realidade absolutamente nova - afirmou o parlamentar, lembrando que a rodovia encurta o caminho dos produtos brasileiros para a Ásia.

O senador ainda destacou o debate, na mesma comissão, com autoridades e historiadores italianos sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. O senador cobrou reconhecimento aos "soldados da borracha", que foram explorar seringueiras na Amazônia Ocidental em situação precária. O senador informou que, enquanto morreram 500 brasileiros na campanha da Itália, calcula-se que entre 45 mil e 50 mil morreram na exploração da borracha.

O parlamentar foi aparteado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).



10/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz destaca construção de complexo de piscicultura no Acre

Fapesp: Vira-lata diferencia frases com dois termos e usa teclas para se comunicar com humanos

Anibal Diniz elogia decisão da Mesa de agilizar projetos prioritários para o país

Anibal Diniz lê artigo sobre importância do PT no cenário político brasileiro

Aníbal Diniz lembra liderança de Mandela no combate ao racismo

Anibal Diniz reclama da atuação dos bancos oficiais no combate à miséria