Para Maria do Carmo, situação das delegacias da mulher é deprimente



Reportagem publicada nesta quarta-feira (dia 7) no Jornal do Brasil, intitulada "Falta tudo nas delegacias da mulher" mostra a realidade deprimente em que se encontram as delegacias especiais de atendimento à mulher, segundo afirmou em discurso a senadora Maria do Carmo (PFL-SE). O texto analisa o relatório entregue pelo ministro da Justiça, José Gregori, aos 27 secretários de Segurança Pública do país, enfatizando o descalabro em que se encontram as delegacias femininas.

Os dados citados na reportagem e apresentados em plenário pela senadora foram colhidos em 278 delegacias policiais. Os resultados, afirmou Maria do Carmo, são surpreendentes: 32,58% das delegacias "não têm sequer armas de fogo" e 20,6% não dispõem de uma linha convencional de telefone. A pesquisa mostra também que 77,15% das delegacias da mulher não têm plantão 24 horas e 76,4 % não funcionam nos fins de semana. "Mais da metade dos crimes contra a mulher ocorre de sexta a domingo e, a maioria dos homicídios, à noite", relatou a senadora.

Segundo a pesquisa citada na matéria, grande parte dos crimes contra a mulher nasce de acusações morais e discussões, e evolui para agressões e até homicídios. "Conclui-se com isso, que uma delegacia aberta no domingo poderia evitar o assassinato de uma mulher agredida na sexta-feira", enfatizou a senadora. Maria do Carmo salientou também que o estudo sugere a multiplicação de delegacias da mulher no país, bem como uma melhor distribuição, para atender principalmente as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. De acordo com os dados citados por Maria do Carmo, mais de 90% dos municípios brasileiros não têm delegacia da mulher e o Sudeste concentra 61% das delegacias do país.

- Os dados mostram o quanto ainda temos que nos desenvolver para que a mulher seja devidamente respeitada em seus mínimos direitos como cidadã. Por isso, estamos torcendo para que os secretários de segurança sejam sensíveis a esses números e procurem implementar ações que possam efetivamente solucionar esses problemas - afirmou.

07/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO PEDE REFLEXÃO SOBRE SITUAÇÃO DA MULHER

Governo quer mais delegacias de atendimento à mulher para que Lei Maria da Penha funcione

Maria do Carmo quer instituir flagrante para agresões contra a mulher

Maria do Carmo: Secretaria da Mulher é grande avanço

Maria do Carmo destaca papel da mulher como educadora

Maria do Carmo: realidade da violência contra a mulher é estarrecedora