Patrícia Saboya premia Nazaré Gadelha



A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) entregou nesta quinta-feira (27) o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a Nazaré Gadelha, uma advogada que se destaca pela defesa dos direitos humanos no Acre. Na opinião da senadora, a história da agraciada -é um exemplo para todas as mulheres brasileiras, independente do lugar que ocupamos na sociedade-.

Nazaré Gadelha nasceu em Xapurí, no Acre, e nas palavras de Patrícia Saboya é uma das -incansáveis guerreiras- pela causa dos mais pobres e excluídos. Coragem e ousadia, segundo a senadora, marcam a trajetória dessa advogada que por 12 anos coordenou o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese do Acre.

Hoje, explicou, Nazaré Gadelha realiza diversos trabalhos nessa área: ajuda vítimas de violência, aponta abusos de autoridades e denuncia maus-tratos e violência sexual, além de fazer defesa jurídica de trabalhadores rurais.

- Nazaré Gadelha sofreu várias ameaças de morte em conseqüência de sua atuação política em defesa dos direitos humanos. Chegou a ter que fugir do estado quando revelou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do narcotráfico realizada no Congresso Nacional a existência de grupos de extermínio e crime organizado no Acre - afirmou.

Nazaré Gadelha trabalhou como seringueira quando criança, foi migrante, vendeu bananas e entregou roupas lavadas pela mãe. Cursou História e depois Direito no Acre, formando-se em 1997. -O trabalho de Nazaré Gadelha já conquistou admiração e respeito no Brasil e no exterior-, disse Patrícia Saboya. A premiada recebeu flores da advogada Irilda Balduíno de Souza, agraciada com o Bertha Lutz na primeira edição do diploma.



27/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade

Patrícia Saboya participa de reunião do Conanda

"Barganhar votos não é uma possibilidade", diz Patrícia Saboya

Patrícia Saboya: CPI não conseguiu punir ninguém

Patrícia Saboya pede aprovação de Fundeb

Patrícia Saboya recebe diretora-executiva do Unicef