Paulo Lacerda, indicado para a Abin, deve ser sabatinado nesta terça pela CRE



O delegado Paulo Lacerda, ex-diretor da Polícia Federal indicado para assumir a direção geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deverá ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta terça-feira (4), a partir das 10h30. Seu nome precisa ser aprovado pela comissão e pelo Plenário. Lacerda substituirá o atual dirigente da agência, Márcio Buzanelli.

Lacerda, que dirigiu a PF de 2003 a 2007, ganhou notoriedade quando presidiu o principal inquérito sobre o esquema de corrupção montado pelo empresário Paulo César Farias, tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Aposentado, foi assessor do senador Romeu Tuma (DEM-SP), de onde saiu para assumir a direção da PF.

Currículo

Paulo Fernando da Costa Lacerda nasceu em Anápolis, no interior de Goiás. Formou-se em direito pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, trabalhou 15 anos como bancário, 20 como delegado da Polícia Federal e seis como assessor especial no Senado. Ingressou na PF em 1975.

Na Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília, concluiu o curso de delegado de Polícia Federal, em 1977. Realizou também o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégica na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, em 1989.

Ocupou o cargo de diretor da Divisão de Polícia Fazendária da Coordenação Central de Polícia e da Divisão de Disciplina da Corregedoria Geral da Polícia Federal, em Brasília. Foi chefe de correições da Divisão de Polícia Judiciária do DPF; delegado e corregedor regional de Polícia Judiciária, no Rio de Janeiro, além de diretor da Divisão de Polícia Federal em Ponta Porã (MS).

Também foi delegado executivo da Divisão de Polícia Federal em Nova Iguaçu, RJ; chefe da Delegacia de Polícia Fazendária da SR/DPF/RJ; superintendente regional da Polícia Federal em Rondônia e chefe da Delegacia de Polícia Fazendária da SR/DPF, em Belo Horizonte, MG.



03/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Arthur Virgílio, Paulo Lacerda ainda não deve reassumir direção da Abin

Alexandre Tombini deve ser sabatinado nesta terça

Paulo Lacerda é aprovado pelo Senado para dirigir a Abin

Plenário do Senado aprova indicação de Paulo Lacerda para direção da Abin

CRE aprova indicação de Paulo Lacerda para cargo de diretor-geral da Abin

Tuma elogia atuação de Paulo Lacerda à frente da PF e sua indicação para a Abin