Paulo Paim cobra fim do voto secreto para cassação de mandato parlamentar



Em pronunciamento nesta quinta-feira (24), o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou que será debatida nos próximos dias em Canoas (RS) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/06, de sua autoria, que estabelece o voto aberto nos casos de aprovação ou exoneração de autoridades; perda de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais a projetos de lei.

- Eu não entendo, em plena democracia, nós ainda estarmos votando secretamente. E por isso é que continuo insistindo na importância de acabarmos com o voto secreto – afirmou.

Já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa, para inclusão na ordem do dia. Paim disse que as redes sociais estão trabalhando muito bem ao fazer a divulgação da proposta.

Paim disse que fez um estudo sobre o voto secreto e concluiu que essa modalidade não se encontra mais presente na maioria dos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Dinamarca. Ele lembrou ainda que a proposta foi aprovada por unanimidade na CCJ.



24/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova fim do voto secreto em cassação de mandato parlamentar

HARTUNG PROPÕE FIM DO VOTO SECRETO PARA APRECIAR VETOS E CASSAÇÃO DE MANDATO

Fim do voto secreto para perda de mandato parlamentar passa na CCJ

Estão prontos para votação três projetos que acabam com o voto secreto na cassação de mandato

Capiberibe defende fim de voto secreto e cassação automática de mandato

Alvaro Dias cobra fim do voto secreto para cassação de parlamentares