Paulo Paim relata dificuldades do setor calçadista com exportações para a Argentina




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que muitas empresas do ramo de calçados estão enfrentando dificuldades para exportar seus produtos para a Argentina. Segundo o senador, cerca de 4 milhões de pares de calçados estão parados em depósitos, aguardando liberação para entrar no país vizinho.

Paim disse que, de acordo com informações das empresas, o prejuízo é de mais de US$ 100 milhões só em 2011. As empresas alegam que as medidas que vêm dificultando as exportações estariam sendo tomadas para proteger as empresas argentinas, mas ferem os princípios do Mercosul. O senador acrescentou que algumas indústrias brasileiras já têm instalado suas fábricas na Argentina.

- Peço à presidente Dilma Rousseff para tomar providências junto ao governo argentino, pois é uma forma de garantir o emprego dos brasileiros - afirmou.

O senador também informou que recebeu convite para o evento que vai marcar os 50 anos da Feira Nacional de Calçados (Fenac), no dia 21 de novembro, na cidade de Novo Hamburgo (RS). De acordo com Paim, a Fenac inclui outros eventos, como o Salão da Inovação, que mostra os avanços tecnológicos para o setor calçadista.

Segundo Paim, a feira é considerada o segundo maior evento mundial do setor de calçados. Além dos visitantes brasileiros, representantes de 45 países participam do evento.

Profissões 

Paulo Paim informou, ainda, que avançaram as negociações em torno da regulamentação das profissões de motorista (PLC 319/2009) e comerciário (PLS 115/2007). A expectativa do senador é que os dois projetos sejam votados ainda este ano no Senado.

Paim elogiou o senador Clésio Andrade (PR-MG), que ajudou nas negociações sobre o texto da regulamentação da profissão de motorista, e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator do mesmo projeto.

O parlamentar também homenageou os servidores públicos do país, lembrando que o Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro. O senador ainda defendeu a regulamentação do direito de greve para o servidor e melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores brasileiros.



27/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim relata atrasos em exportações brasileiras para a Argentina

Paulo Paim demonstra preocupação com setor calçadista do Rio Grande do Sul

Paim pede atenção para o setor coureiro-calçadista

Paulo Paim relata audiência pública sobre políticas para a juventude

Setor coureiro-calçadista inova para enfrentar concorrência internacional

Paim relata atividades no Rio Grande do Sul e em São Paulo