Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus



Em discurso nesta segunda-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um resgate da história do Fundo de Pensão Aerus, criado em 1982. Ele voltou a declarar apoio às reivindicações de aposentados e pensionistas, principalmente da Varig, que teriam sido prejudicados por decisões da Secretaria de Previdência Complementar. Para o senador, a União precisa reconhecer sua responsabilidade nos prejuízos dessas pessoas.

- Não houve apenas omissão da União, houve ação deliberada, infelizmente, de alguns setores, falando em nome da Secretaria de Previdência Complementar, aprovando quebra de regras contratuais, de forma unilateral, sempre em prejuízo do participante, ou seja, do trabalhador da parte mais fraca - criticou.

De acordo com Paim, a União já foi responsabilizada pela Justiça e tem o dever de recuperar o valor de aposentadorias e pensões.

- Houve fraude à lei, houve fraude ao regime de capitalização. Hoje, são dezessete mil participantes do Aerus, sendo 8.500 aposentados e pensionistas, sendo 8.500 ativos, funcionários demitidos que estão a ver navios. Pessoas que há quatro anos tiveram suas aposentadorias e seus vencimentos reduzidos a 8% do que estavam recebendo até 12 de abril de 2006 - resumiu.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiou o pronunciamento do colega. 

Sindicatos

Paim também relatou algumas de suas atividades no Rio Grande do Sul na semana passada. Ele registrou que teve encontros com representantes de diversas entidades sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e Confederação Nacional de Aposentados.

O senador informou que durantes essas reuniões foram discutidos assuntos como fator previdenciário, recomposição das aposentadorias, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, recuperação de perdas salariais, contribuição assistencial, adicional de periculosidade para carteiros, vigilantes e eletricistas e adicional de insalubridade.



12/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede atenção para aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Paim volta a pedir solução para aposentados e pensionistas do fundo Aerus

Paulo Paim pede solução para aposentados e pensionistas do Aerus

Paulo Paim volta a cobrar decisão sobre Fundo Aerus

Paim comemora 'avanço' em negociação com aposentados e pensionistas do Aerus

Mão Santa volta a defender melhores salários a aposentados e pensionistas