Pedro Simon afirma que exemplo de papa Francisco já é mensagem importante para o mundo



A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, foi saudada em Plenário nesta terça-feira (16) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). O parlamentar afirmou que este acontecimento, que reunirá no Brasil milhares de jovens do mundo inteiro, deve trazer uma mensagem especial de paz e amor ao país e ao mundo, que passam por um momento novo na história.

Simon ressaltou que o papa eleito em março deste ano, que faz sua primeira viagem internacional no cargo, tem revelado ser uma personalidade que busca uma nova realidade para o mundo, com mais paz, amor e solidariedade. Para o senador, Francisco “surpreende a cada momento”, de uma maneira positiva.

O senador citou, por exemplo, as escolhas feitas por ele para sua rotina de pontífice no Vaticano: recusou o trono dourado tradicional para se instalar em um mais simples, de madeira; retirou os tapetes vermelhos que rodeavam o trono; dispensou os amplos aposentos papais e vive num quarto de 45 m², mobiliado apenas com uma cruz, uma cama e a cabeceira. Até mesmo a frota de carros de modelos modernos a que teria direito, foi recusada e, em Roma, o papa circula em um Ford Focus, avaliado, segundo o parlamentar, em R$ 42 mil.

Para a vinda ao Brasil, onde entre os dias 22 e 28, descreveu Simon, o papa fez questão de voar em um avião de carreira, tendo aceitado como único luxo ocupar um assento na primeira classe. Mesmo assim, não aceitou que ¼ do espaço fosse reservado a ele. Tanto no No Rio de Janeiro quanto em Aparecida (SP), onde também passará, seu quarto será ao lado dos demais cardeais presentes na cidade, “do mesmo tamanho e de mesma singeleza”.

- Este é o homem que veio trazer uma mensagem para o Brasil e que eu, com toda sinceridade, acho que sua presença já é uma mensagem. Esta reunião é muito mais profunda do que apenas uma reunião religiosa. Nós todos teremos uma semana realmente importante e mensagem realmente positiva. Esses jovens do mundo inteiro haverão de dar um exemplo de confraternização, beleza, amor e paz, que vai influenciar o mundo e o Brasil. Eu creio, o povo brasileiro merece – afirmou.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon manifesta satisfação com escolha do papa Francisco

Gurgacz registra mensagem do papa Francisco aos fiéis do continente americano

Presidenta convidará papa Francisco para vir à Copa do Mundo

Pedro Simon diz que, se pudesse, pediria ao Papa a canonização de Zilda Arns

Relação entre Dilma e o Papa Francisco favorece a parceria no campo social, afirma Gilberto Carvalho

Sarney afirma que Congresso americano deu péssimo exemplo ao mundo