Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio



A pesca predatória e indiscriminada está ameaçando a Amazônia, voltou a alertar o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ao pedir enérgicas providências por parte do governo no sentido de combater o problema.

Para ele, é necessário que as indústrias que praticam a pesca predatória sejam punidas com todo o rigor da lei, enquanto os pequenos pescadores devem receber orientação mostrando o caminho mais adequado para a pesca, sem ferir o meio ambiente.

- As advertências para os males da pesca predatória do Amazonas, antes apenas locais, ganham amplitude internacional. O grito de protesto já chegou às páginas do The New York Times  - informou Arthur Virgílio ao pedir a transcrição nos Anais da Casa do artigo do jornalista Larry Rother que, sob o título 'Pesca predatória afeta a população da Amazônia', alerta para o crescimento da pesca descontrolada em toda região.

Na matéria, o jornalista americano diz que a Amazônia está sofrendo uma crise com o excesso de pesca em duas frentes: de um lado estão os pescadores de subsistência  e do outro os seus rivais comerciais, "ansiosos por enriquecer e saciar o apetite crescente por peixe nas cidades do Brasil e do exterior".



04/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio ameaça atuar como "guerrilheiro" no Plenário

Arthur Virgílio: 'centro de distribuição' de eletrônicos chineses em RR ameaça indústria de Manaus

Arthur Virgílio denuncia "invasão chinesa", que ameaça produção de motos de Manaus

Arthur Virgílio condena tentativa do PT de mudar o Regimento Interno e ameaça com obstrução

Operação coíbe pesca predatória no Rio São Francisco

PESCA PREDATÓRIA É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO