Petrobras faz 60 anos e é "motivo de orgulho para brasileiros", diz ministro



 

Em mensagem encaminhada à presidente da Petrobras, Maria das Graçcas Foster, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, saudou os trabalhadores da empresa , que hoje completa sessenta anos de fundação. “A Petrobras é símbolo da competência, dedicação e comprometimento de seus trabalhadores, que construíram sua história, elevando a marca da empresa ao mais alto patamar de excelência, respeitabilidade, liderança em modernidade tecnológica”.

Segundo Lobão, foram os trabalhadores que transformaram a Petrobras em “uma das maiores empresas do mundo e orgulho do povo brasileiro”. O ministro destacou o fato de que a companhia tem como meta dobrar a atual produção de petróleo até 2020, chegando a 4,2 milhões de barris por dia (bpd).

Produção será dobrada

No ano do seu 60º. Aniversário, a Petrobras receberá nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 milhão de bpd. A empresa tem contratadas 28 sondas de perfuração marítimas para águas ultra profundas. Esses equipamentos estão sendo, pela primeira vez, construídos no Brasil, e começam a ser entregues em 2015. Para transportar o petróleo até a costa, 49 navios de transporte foram encomendados, cinco deles já entregues.

Na área de refino, a Petrobras também planeja um grande salto. A produção de derivados, entre eles diesel, gasolina e querosene de aviação, subirá dos atuais 2,1 milhões de barris por dia para 3 milhões bpd em 2020. A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) serão os grandes responsáveis pelo aumento. O primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima está previsto para entrar em operação em novembro de 2014 e o segundo em maio de 2015. Já o primeiro trem do Comperj começará a operar em agosto de 2016.

No segmento de fertilizantes, a Petrobras vai quase dobrar a atual capacidade de produção de ureia, atingindo 3,5 milhões de toneladas em 2020. Para isso, duas unidades de fertilizantes, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Espírito Santo, estão sendo construídas. Em julho deste ano, essa capacidade - que era de 1,1 milhão de tonelada/ ano - chegou a 1,8 milhão tonelada/ano com a aquisição da Fábrica de Fertilizantes do Paraná.

Para conseguir dobrar de tamanho, a companhia desenvolve tecnologia de ponta. O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), além das pesquisas em seus laboratórios, coordena 49 redes temáticas, com 88 universidades, um dos maiores modelos de colaboração entre empresas e academia no Brasil. Os temas de cada rede são relacionados às metas tecnológicas da companhia. Com a descoberta do pré-sal, a escala e a complexidade das demandas da Petrobras têm aumentado, estimulando várias empresas fornecedoras, incluindo multinacionais, a construir centros de pesquisa no Brasil, em locais próximos às instalações da companhia ou de universidades parceiras.

Campanha no ar

Para celebrar o seu sexagésimo aniversário de criação, a Petrobras lançará a série "Origem da Inspiração", com cinco filmes em linguagem cinematográfica, de 2 minutos cada um. O primeiro filme tem como tema a história da Petrobras, a ser contada de trás para a frente: do pré-sal à campanha que ficou conhecida como "O Petróleo é Nosso". O filme é assinado pelas diretoras Paula Trabulsi e Kátia Lund.

Os outros quatro episódios, também assinados por cineastas (Juliana Rojas, Anna Azevedo, Álvaro Furloni e Aly Muritiba), contarão histórias inspiradoras de superação, paixão e obstinação de brasileiros. Os filmes serão exibidos em mais de 400 salas de cinema, com público estimado em mais de 1 milhão de pessoas, e também poderão ser vistos no site petrobras.com.br/meinspira.

Além de televisão, cinema e internet, a campanha publicitária poderá ser conferida em jornais, revistas, rádios e estações de metrô.

Produção e reservas

Ao ser criada, em 1953, a Petrobras recebeu o acervo do Conselho Nacional de Petróleo - CNP, então responsável pela condução das atividades do setor: 2.700 barris de produção de petróleo por dia em terras da Bahia, 170 milhões de barris de petróleo em reservas, além de uma refinaria operando e outra em construção. Hoje as reservas provadas da empresa no Brasil são de 15,7 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural), além de descobertas que podem, no mínimo, dobrar esse volume nos próximos anos. A companhia tem 12 refinarias em operação no Brasil, duas em implantação e outras duas em fase de projeto.

 

Fonte:

Ministério de Minas e Energia

 

 



07/10/2013 11:07


Artigos Relacionados


Para senadores, apoio de médicos brasileiros ao povo angolano é motivo de orgulho para o Brasil

Valorizar o papel da mulher é motivo de orgulho para o Senado, diz Renan

Paulo Duque: Senado deve ser motivo de orgulho para seus integrantes

BENEDITA: FESTIVAL DE BRASÍLIA É MOTIVO DE ORGULHO

Para Ana Rita, ex-presidente Lula é 'motivo de orgulho' para todos

‘Dilma é orgulho para todos os brasileiros’, diz Sarney