PLENÁRIO APROVA A PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA DO 1º TRIMESTRE



A programação monetária para o primeiro trimestre de 1998, encaminhada ao Senado pelo Executivo, obteve hoje (dia 27) a aprovação do plenário do Senado. No entendimento do relator, senador Vilson Kleinübing (PFL-SC), a programação "é consistente com o quadro externo sombrio, a partir da crise asiática, que se demonstrou adversa à estabilidade e ao crescimento da economia nacional".

Sem essa restrição imposta pelas economias asiáticas, que pode implicar novos movimentos especulativos e repatriações bruscas de capitais enquanto a crise que atinge aquelas economias não for superada, o relator avaliou que "a política poderia ser expansionista e viabilizar a redução das taxas de juros", pois haverá um aumento da oferta de moeda.

Elaborada após as medidas fiscais e monetárias tomadas em outubro de 1997, a programação monetária estima que "a trajetória ascendente da produção industrial seja interrompida no início de 1998, quando os efeitos das medidas restritivas tendem a ser mais acentuados. Quanto à inflação, há uma expectativa de manutenção do padrão observado em 1997, inclusive com possibilidades de redução nas taxas em vista das condições restritivas impostas à economia".



27/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 2000

PLENÁRIO VOTA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O SEGUNDO TRIMESTRE

CAE aprova programação monetária do 4º trimestre

CAE aprova programação monetária do trimestre

CAE aprova programação monetária do 1º trimestre

CAE aprova programação monetária do último trimestre do ano