Plenário aprova autorização para instalação de três rádios comunitárias



O Plenário aprovou nesta terça-feira (dia 20) três projetos de decreto legislativo que aprovam atos do Ministério das Comunicações autorizando a execução de serviços de rádio comunitária pelo Movimento Comunitário pela Cidadania, de Manaus (AM), pela Associação Beneficente Senhora Santana, de Cansanção (BA), e pela Associação Comunitária dos Trabalhadores, de Boa Saúde (RN). As matérias, que seguem para promulgação, provocaram debates sobre a função das rádios comunitárias no país.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) denunciou que o governo federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão fazendo demagogia, pois ao mesmo tempo em que "fazem de conta" que estão viabilizando a implantação da radiodifusão comunitária, ofereceram a freqüência de 87 MHz às emissoras, faixa que não é sintonizada pela grande maioria dos aparelhos de rádio.

- O governo continua refém da grande mídia - afirmou.

O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) disse ter esperança de que as rádios comunitárias sejam centros de formação de cidadania e de opinião pública, e que não obedeçam à lógica do capital, que, na sua visão, também é a lógica da corrupção.

- Temos que saudar isso, apesar das manobras feitas pelo governo e pela Anatel para dificultar o funcionamento pleno dessas emissoras

Na opinião do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a potência permitida para os transmissores de rádios comunitárias (10 Watts) é muito baixa, principalmente se comparada com o que pretendia a proposta inicial (50 Watts).

- Esse é o primeiro passo no sentido da democratização dos meios de comunicação do país. As rádios têm um grande papel a desempenhar, divulgando as ações de cada comunidade - declarou, indicando sua intenção de apresentar projeto para aumentar a potência dos transmissores.

Valadares apresentou requerimento solicitando informações ao Ministério das Comunicações sobre a tramitação dos processos para instalação de rádios comunitárias. Segundo ele, o Ministério adotou critérios técnicos para a aprovação do funcionamento dessas emissoras, mas é necessário garantir que não está havendo favorecimento na aprovação de processos.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que recebe centenas de reivindicações de entidades que desejam operar rádios comunitárias. Porém, ele aponta que há muita demora no andamento dos processos na Anatel e no Ministério das Comunicações.

20/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova instalação de mais três rádios comunitárias

Plenário vota autorização para funcionamento de quatro rádios comunitárias

Senado aprova autorização para rádios comunitárias

Senado aprova autorização para rádios comunitárias

Senado aprova renovação de concessão de emissoras e autorização de rádios comunitárias

Senado aprova instalação de mais quatro rádios comunitárias