PLENÁRIO TERÁ SEMANA DE MUITO TRABALHO COMEÇA A DISCUSSÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA



O plenário do Senado terá muito trabalho nesta semana,quando serão discutidos quatro projetos de leie duas emendas constitucionais, a maioria sendo votada no decorrer da semana. Segunda-feira (dia 26) será o primeiro dia de discussão da reforma administrativa em plenário, depois de ter passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A emenda ficará em debate por cinco dias, quando poderá receber emendas, as quais serão relatadas ao final pelo senador Romero Jucá (PFL-RR). A votação acontecerá no dia 11 de fevereiro, em primeiro turno.

A reforma administrativa, apontada pelo Executivo como um dos mais importantes projetos em votação durante a convocação extraordinária do Congresso no recesso parlamentar, mexe substancialmente no serviço público e permitirá aos governos federal, estaduais e municipais que adotem medidas de redução de gastos com pessoal. Entre outras coisas, a proposta acabará com a estabilidade de servidores, em algumas situações, e limitará a R$ 12.720,00 os salários e aposentadorias no serviço público.

Outro projeto importante que o plenário discutirá e votará nesta semana amplia as situações em que pode haver quebra de sigilo bancário, quando houver indícios de fraudes e enriquecimento ilícito. Será discutido, podendo ser votado nesta quarta-feira (dia 28), projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), com substitutivo do senador Jefferson Péres (PSDB-AM), que pretende estender às assembléias legislativas, câmaras de vereadores e tribunais de contas a possibilidade de pedir quebra de sigilo bancário de pessoas, empresas e instituições públicas investigadas.

Atualmente, a quebra de sigilo só pode ser solicitada pelo Congresso Nacional e pelo Banco Central. A proposta quer ainda possibilitar à Receita Federal pedir às instituições financeiras que informem os nomes de todos correntistas ou aplicadoresque fizerem movimentos acima de determinados valores (os quais serão fixados pela própria Receita). O projeto autoriza ainda a Comissão de Valores Mobiliários a solicitar dados sigilosos aos bancos.

Na terça (dia 27), o plenário fará a última votação da emenda constitucional que estabelece regime especial para os servidores militares (autorizando inclusive que seus aumentos de salários sejam diferenciados dos reajustes dos civis). Se aprovada, a emenda será promulgada imediatamente pelas mesas do Senado e da Câmara. A emenda tem parecer favorável do senador Romeu Tuma (PFL-SP).

Ainda na terça, será votado projeto de lei que regulamenta a prestação de serviço temporário na administração pública ou em entidades sem fins lucrativos. A finalidade é impedir que pessoas que prestarem esses serviços possam depois entrar na Justiça reivindicando direitos trabalhistas. Consta ainda da votação de terça (28) projeto de resolução que autoriza o governo federal a tomar empréstimo de US$ 300 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, os quais serão usados no Programa de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais.

Outro projeto, a ser votado na sessão de quarta-feira (28), autoriza o governo federal a criar a Região Administrativa Metropolitana do Distrito Federal e Entorno e a instituir o Fundo Complementar de Desenvolvimento do DF e Entorno. O projeto é de autoria dos senadores José Roberto Arruda (PSDB-DF) e Iris Rezende (no momento ocupando o cargo de ministro da Justiça).



23/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma administrativa do Senado é lida em Plenário e começa a tramitar

Reforma tributária terá primeiro dia de discussão em Plenário no dia 25

Começa nesta terça discussão em plenário das PECs da reforma política

TERMINA AMANHÃ DISCUSSÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA

Discussão sobre reforma administrativa começou em 2009

SEMANA FOI DE MUITO TRABALHO NO SENADO