Porto Alegre



Porto Alegre, fundada em 26 de março de 1772, recebeu os primeiros habitantes 20 anos antes de sua criação. Em 1752, 60 casais portugueses açorianos foram trazidos, por meio do Tratado de Madri, para se instalar nas Missões, região do Noroeste do Estado, entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. O processo de demarcação das terras demorou e por isso os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre tornou-se a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo, governador da Capitania de São Pedro do Rio Grande. A partir de 1824, começaram a chegar imigrantes de todo o mundo, como alemães, italianos, árabes e poloneses. A diversidade racial e cultural fez de Porto Alegre uma cidade multicultural, que hoje conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Porto Alegre possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais, segundo dados da ONU e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, de 2001. A capital gaúcha ainda leva o título de uma das cidades mais arborizadas do mundo, com mais de 1 milhão e meio de árvores. Tem um trânsito modelo no País, além de ser referência nacional na coleta seletiva de lixo.

Ao longo dos anos, Porto Alegre desenvolveu estrutura para produzir e sediar grandes eventos, de porte nacional e internacional. A cidade, que abriga clubes consagrados no Brasil, como o Grêmio e o Internacional, é apaixonada por futebol.

Atrações

Entre as inúmeras atrações turísticas de Porto Alegre, está o Centro Histórico, onde está localizado o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a Prefeitura – que possui obras de arte francesas de 1869 – e o conjunto arquitetônico em torno da Praça da Matriz – a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini (sede do governo estadual), o Museu Júlio de Castilhos, o Theatro São Pedro e o Solar dos Câmara.

Outro cartão-postal de Porto Alegre é a Usina do Gasômetro, uma termelétrica construída a beira do Rio Guaíba, em 1928, e que hoje abriga um centro cultural, com uma vista privilegiada da cidade, especialmente durante o pôr-do-sol.
Em relação à culinária local, é indispensável experimentar o tradicional churrasco gaúcho, caracterizado pelo cozimento lenta da carne, apreciado em diversos pontos da cidade. Além disso, outra prática comum entre os moradores locais é beber o chimarrão, uma bebida feita à base de erva-mate e água quente.

Dados Gerais
Fundação: 26 de março de 1772
Área: 497 km²
Densidade: 2878,7 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 27.977.351 mil
Principais times de futebol: Grêmio e Internacional



24/08/2013 21:06


Artigos Relacionados


PFL realiza congresso em Porto Alegre

Roberto Freire em Porto Alegre

Porto Alegre arrecada R$ 57 mi com Fórum

Começa em Porto Alegre o fórum da paz

Evento em Porto Alegre debate o feminicídio

PF desarticula esquema de corrupção em Porto Alegre