Práticas que preservam meio ambiente são prioridades na Agricultura



O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, ressaltou a importância do Brasil como referência mundial no incentivo às boas práticas agropecuárias. Entre as iniciativas do governo federal que fomentam o desenvolvimento sustentável, o ministro destacou o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), que financia práticas agrícolas que contribuem para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento procura incentivar práticas de agricultura e pecuária que estejam intrinsecamente ligadas à preservação ambiental. Buscamos financiar, por meio do ABC, modelos que conservem e usem de modo sustentável a biodiversidade e os recursos naturais, garantindo produtividade e combatendo a pobreza rural”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

O Programa ABC, criado em 2010, oferece crédito aos produtores rurais para a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis. O principal objetivo é fazer frente aos desafios trazidos pelas mudanças climáticas, com a meta de reduzir, até 2020, entre 125 a 156 milhões de toneladas de CO2.

Mendes Ribeiro Filho ainda destacou ações do governo federal em favor da produção de orgânicos. Ele citou como exemplo a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que será lançada este ano com o objetivo de ampliar o número de famílias envolvidas na produção agroecológica, além de incentivar o consumo desses produtos pela população.

Saiba mais em: 

Fonte:
Ministério da Agricultura



06/06/2012 15:58


Artigos Relacionados


Gilberto Goellner defende pagamento aos produtores rurais que preservam o meio ambiente

Melhores práticas no meio ambiente serão premiadas

Meio Ambiente premia melhores práticas na administração pública

Selo destacará hospitais que preservam o ambiente

Chefe da Embrapa Meio Ambiente defende agricultura verde

Pesquisador defende modernização da agricultura para preservar meio ambiente