Prazo para sociedade opinar sobre Marco Civil da Internet continua até 30 de maio



O debate sobre o Marco Civil da Internet foi prorrogado até a meia-noite do dia 30 de maio – último domingo do mês. Trata-se de uma proposta de lei para determinar direitos, responsabilidades e diretrizes no uso da web no Brasil. As contribuições podem ser registradas no site Cultura Digital.

A Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), do Ministério da Justiça, que coordena a elaboração da proposta de lei, estendeu o prazo para atender às solicitações de diversas entidades que pediam mais tempo para apresentar sugestões ao projeto.


O secretário da SAL, Felipe de Paula, explicou que a extensão do prazo para o encerramento do debate é fruto do compromisso do Marco Civil da Internet com a participação popular. “O mais importante é que o projeto de lei que será enviado ao Congresso reflita a realidade de todos aqueles que utilizam a Internet. Queremos ouvir as manifestações diversas e plurais dos atores envolvidos”, disse.

Com a ampliação do prazo, que inicialmente era de 45 dias, a sociedade ganha mais uma semana para discutir a redação da proposta de lei para a Internet. O uso público da rede mundial de computadores começou no Brasil há 15 anos, e até hoje, não conta com nenhuma lei específica. O objetivo do Marco Civil é fazer com que a legislação reconheça a natureza e os princípios da web. Além disso, é necessário apresentar diretrizes para orientar a atuação do Estado no setor.

Para propor uma lei que regulamente a Internet no Brasil, a SAL iniciou em outubro de 2009 uma consulta aberta à sociedade na internet que já recebeu mais de 1,9 mil comentários.

No último dia 8 de abril, o debate foi reaberto com a disponibilização de um rascunho do projeto de lei. Neste documento, os internautas podem comentar cada artigo do texto e também sugerir novas redações. Essa segunda etapa de diálogo com a sociedade conferiu ao blog do Marco Civil da Internet mais de 45,5 mil visitas e 900 comentários à minuta.

Saiba mais sobre direitos e deveres no Portal Brasil.

Fonte:
Ministério da Justiça

 



24/05/2010 16:31


Artigos Relacionados


Internautas podem opinar até domingo sobre Marco Civil da Internet

População tem prazo maior para opinar sobre propostas de melhoria da internet fixa

Sociedade civil poderá opinar sobre melhoria do saneamento básico no País

CCT realiza audiência sobre Marco Civil da Internet

CCT, CMA e CCJ farão audiências públicas sobre projeto do marco civil da internet

Marco Maciel: sociedade continua à espera de reformas