Presidenta reitera compromisso brasileiro de priorizar ações pacíficas



Em mensagem lida nesta quarta-feira (26), durante a cerimônia de comemoração do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília, a presidenta Dilma Rousseff destacou que o Brasil deve investir em tecnologias modernas de defesa, tendo como foco a capacitação profissional, e em políticas estratégicas de aprimoramento das Forças Armadas. Ela reiterou o compromisso brasileiro de priorizar ações pacíficas e disse que é meta de seu governo garantir que o desenvolvimento do País esteja acompanhado “da indissociável soberania e preservação de seu território”.

Dilma Rousseff lembrou do patrono da aviação, Alberto Santos Dumont, que “alçou o nome do Brasil a uma inegável posição de destaque”, e disse que, sob sua influência, gerações de brasileiros se dedicaram para que o Brasil adentrasse ao seleto grupo de países que concebem e fabricam seus próprios aviões e desenvolvem um programa espacial.

“Seus esforços [de Santos Dumont] nos propiciaram uma indústria de transporte aéreo estratégica para um País de enormes dimensões territoriais e com regiões só alcançáveis por meio aéreo. Seu trabalho nos garantiu um moderno, eficiente e integrado sistema de controle do espaço aéreo. Estas conquistas têm sido fundamentais na manutenção de nossa soberania. Têm propiciado ao Brasil proteger suas fronteiras, suas riquezas e seu povo”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff afirmou que a Aeronáutica tem papel de destaque na pesquisa científica e tecnológica nacional, contribuindo para a inovação e o aumento de produtividade da indústria brasileira. E acrescentou que a Força Aérea trabalha pelo bem comum, “seja na solidão amazônica, no Semiárido nordestino, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas ou na vigilância das riquezas do pré-sal”.

Durante a cerimônia, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e do Planejamento, Miriam Belchior, foram agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). 

A homenagem, realizada em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Aeronáutica, ambos celebrados oficialmente no dia 23 de outubro, é concedida aos militares das Forças Armadas e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço do Brasil. Foi criada em 1943, durante as festividades dos 30 anos do primeiro voo de Santos Dumont com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris.


Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Integração Nacional



26/10/2011 18:20


Artigos Relacionados


Suplicy recomenda ações pacíficas ao MST

Brasil defende na Turquia busca de consenso por meio de ações pacíficas

Renan reitera compromisso com os direitos das mulheres

Em nota, Planalto reitera compromisso de contruir 6 mil creches até 2014

Tebet reitera em Plenário compromisso de instalar Conselho de Comunicação Social

Osmar Dias relata visita ao seu estado e reitera compromisso 'com as pessoas simples'