PRESIDENTE DO SENADO GRAVA DEPOIMENTO SOBRE PRESTES



Ao prestar um depoimento sobre a influência da Coluna Prestes junto aos Estados do Nordeste, o presidente do Senado, José Sarney, disse hoje (dia 29) que sua família, ao escolher nomes para os filhos, gostava de homenagear os seguidores de Prestes. Ele revelou que por isso tem um primo chamado Luis Carlos Prestes Castro Leite.

O relato de Sarney integra uma série de entrevistas com diversas personalidades da política brasileira que Luis Carlos Prestes Filho está fazendo sobre a participação de seu pai na História do Brasil. O senador Roberto Freire (PPS-PE), presente ao encontro, comentou que o testemunho de Sarney é uma evidência indiscutível da presença marcante da Coluna Prestes pelo Brasil. Ao final do encontro, Freire informou que o Senado editará uma publicação com todos os pronunciamentos e iniciativas de Luís Carlos Prestes na época em que foi senador da República.

Roberto Freire lembrou que Prestes não chegou a encerrar seu mandato como constituinte de 1946, por ter sido cassado junto com os outros representantes do PCB, mas sua presença na história do Brasil é extraordinária.

- O mais interessante é que não tem ninguém no Brasil que não tenha sido marcado pela epopéia da coluna Prestes. Todos têm uma história para contar, disse o senador.

O filho de Prestes está fazendo uma grande reportagem sobre a atuação do pai, que inclui o itinerário da Coluna e testemunhos dos que sofreram sua influência.



30/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney grava depoimento para documentário

Sarney grava programa na TV Senado

Adiado depoimento do presidente da Anac sobre Operação Porto Seguro

Livro sobre Prestes está entre os "best sellers" do Senado em Porto Alegre

Obra sobre Coluna Prestes é destaque no estande do Senado em Salão do Livro do Piauí

Senado faz lançamento de livro com depoimento de Renato Archer sobre energia nuclear