Produção de biodiesel gerou mais de R$ 2 bi para agricultura familiar



No total, são 103 cooperativas aptas a participar do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, que representam mais de dois terços das transações realizadas

 

A venda de matéria-prima para a produção de biocombustíveis movimentou mais de R$ 2 bilhões para a agricultura familiar brasileira na safra 2011/2012, de acordo com os dados informados pela indústria do biodiesel. O número equivale às transações realizadas por meio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atende aproximadamente 105 mil famílias de agricultores em todo o País.

O incentivo às empresas produtoras de biodiesel para comprar matéria-prima do agricultor familiar amplia sua área de atuação. “Atualmente é uma importante política pública de mercado para a agricultura familiar, de renda e de capacitação tecnológica”, afirma o coordenador-geral de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do ministério, André Grossi.

As famílias que participam do PNPB estão localizadas em 16 estados e podem comercializar sua produção por meio de contratos individuais ou de cooperativas. No total, são 103 cooperativas aptas a participar do programa, que representam mais de dois terços das transações realizadas. Os três estados do Sul do País, juntos, reúnem mais da metade das famílias participantes seguido pela região Nordeste, com quase 30 mil famílias.

 

Matérias-primas