Programa das Nações Unidas alerta sobre aumento da violência na América Latina e no Caribe



O maior desafio dos líderes políticos da América Latina e do Caribe é conter a violência na região e garantir mais segurança à população. A média anual de homicídios na região é 25 para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, 18 mil pessoas foram assassinadas. No ano passado, foram investidos cerca de US$ 4 bilhões em segurança pública. A quantia é considerada insuficiente pelos pesquisadores das Nações Unidas.

A análise é da administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Helen Clark, que visitou a Cidade do México, capital mexicana. Ela lembrou que a região ainda vive sob os impactos da história recente, comum à maioria dos países, de governos autoritários e repressivos associados à violência constante. Segundo a administradora do Pnud, os governos democráticos da região estão ameaçados pelo aumento da criminalidade e também pelo que chamou de “insegurança crônica”.

"As organizações [criminosas] são transnacionais e representam uma enorme ameaça para as instituições de segurança do Estado, cujo mandato é limitado ao contexto nacional", disse Clark. "As sociedades e os Estados são, por vezes, tentados a usar meios ilegais para combater o crime”. O ideal, para ela, é unir medidas de segurança com serviços de inteligência e policiamento para combater as quadrilhas.

"Temos ajudado os governos para que desenvolvam e implementem planos regionais e nacional de forma abrangente. Temos apoiado as reformas da Justiça e das instituições para a aplicação da lei", disse ela sobre a atuação das Nações Unidas.

Mas ela não ignora que os avanços democráticos na região merecem destaque. "Nas últimas duas décadas, a busca da América Latina para a governança democrática tem feito grandes progressos com o fortalecimento da democracia eleitoral e uma transição estável para formas civis e mais transparentes de governança".


Fonte:
Agência Brasil



15/09/2011 20:20


Artigos Relacionados


Estudo prevê aumento do superavit comercial na América Latina e no Caribe mesmo com crise

Nações Unidas divulgam alerta sobre redução de gases de efeito estufa e poluição ambiental

Oficina discute sobre agricultura familiar na América Latina e Caribe

Ministro Jorge Hage participa de debate sobre transparência na América Latina e no Caribe

Dilma participa da reunião para discutir sobre a inclusão na região da América Latina e Caribe

Nações Unidas divulga balanço de reassentamento de refugiados no Brasil e América do Sul