Programa pretende racionalizar gastos na administração pública
O programa Pescando Sustentabilidade, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), busca a adoção de medidas simples na administração pública para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como a valorização do dinheiro público e do meio ambiente.
Entre as práticas propostas, estão incluem-se ações como: a utilização de copos de vidro, que são reutilizáveis; apagar as luzes no final de expediente; privilegiar materiais recicláveis e de qualidade em concorrências para suprimento de material; imprimir documentos aproveitando a frente e o verso das folhas de papel; consumir apenas o necessário de água; adotar coleta seletiva de lixo e disponibilizar elevadores apenas quando o movimento de servidores é maior, no início e no final de expediente.
O programa é uma adaptação, para o MPA, do Projeto Esplanada Sustentável, criado em meados de 2012 para quatro ministérios (Planejamento, Meio Ambiente, Minas e Energia e Desenvolvimento Social) e mais tarde estendido a todo Governo Federal.
“A sustentabilidade deve estar presente em todos os lugares que ocupamos”, afirma o secretário-executivo do MPA, Átila Maia. Segundo ele, chegou o tempo das pessoas utilizarem o vocabulário “nós” em detrimento do “eu”, quando se tem em mente o interesse público.
Implantação
O Pescando Sustentabilidade, lançado na última sexta-feira (6) no MPA, será implantado com o apoio de uma ferramenta de planejamento, o Plano de Logística Sustentável. Serão observados os princípios dos 5 R´s - Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar; bem como práticas de consumo sustentável e o atendimento às normas de sustentabilidade.
O Plano de Ação envolverá iniciativas relacionadas a material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva e qualidade de vida no ambiente de trabalho. “O grande objetivo do programa em 2014 será reduzir em 10% os custos dos itens de consumo em relação a este ano”, adianta Gillene Barreto, coordenadora geral de Planejamento e Orçamento (CPO) do MPA.
Sugestões para o programa podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Fonte:
Ministério da Pesca e Agricultura
09/12/2013 15:24
Artigos Relacionados
Corte de R$ 10 bilhões no orçamento reduz gastos da administração pública
Universidade Aberta do Brasil lança edital do Programa de Formação em Administração Pública
Alckmin institui programa para reduzir e racionalizar uso de energia
PF discute presença da mulher na administração pública
Evento discute controle da administração pública
Artigo: Assédio moral na administração pública