Projeto que criminaliza homofobia vai tramitar em conjunto com novo Código Penal




Manifestação recente na Comissão de Direitos Humanos pela aprovação do projeto contra a homofobia

VEJA MAIS

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (17), com 29 votos favoráveis, 12 contrários e 2 abstenções, requerimento do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) para que o projeto que criminaliza a discriminação de homossexuais (PLC 122/2006) seja apensado à proposta de reforma do Código Penal (PLS 236/2012).

O senador Eduardo Lopes destacou que o Código Penal já trata do assunto ao tipificar criminalmente a intolerância, o racismo e todo tipo de violência. Ele explicou que, por versarem sobre temas correlatos, não há sentido para que as proposições tramitem separadamente. Em apoio a Eduardo Lopes, o senador Magno Malta (PR-ES) disse que a criminalização da homofobia depende da tipificação desse crime no Código Penal, o que justifica o apensamento.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Paulo Paim (PT-RS) se manifestaram contrários ao requerimento por acreditarem que a tramitação conjunta enfraquecerá o debate da criminalização da homofobia.

Paulo Paim disse que o requerimento perdeu o seu objeto, já que a comissão especial de senadores criada para examinar o PLS 236/2012 já aprovou, nesta terça-feira (17), o relatório final elaborado pelo senador Pedro Taques. Para ele, a melhor saída seria a Comissão de Direitos Humanos (CDH) votar o PLC 122/2006 e a próxima comissão a analisar a matéria conforme a determinação inicial, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), decidir sobre a tramitação conjunta ou separada das propostas.



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que criminaliza homofobia poderá tramitar em conjunto com novo Código Penal

Paim aguarda definição sobre Código Penal para indicar novo relator do projeto que criminaliza homofobia

Desarquivado, projeto que criminaliza homofobia volta a tramitar

Projeto do novo Código Penal começa a tramitar no Senado

Paulo Paim é novo relator de projeto que criminaliza a homofobia

Projeto que criminaliza homofobia aguarda designação de novo relator