Projetos de pesquisadores do Inpa terão apoio do CNPq



Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foram selecionados para receber apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão apoiados projetos que buscam contribuir para o desenvolvimento científico do País, dentro do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA, na sigla em inglês). 

Ao todo, cerca de 60 propostas foram apresentadas para avaliação da Chamada Pública MCTI/CNPq/FNDCT/Ação Transversal nº68/2013, das quais 14 foram aprovadas para financiamento com recursos no valor global estimado de R$ 11 milhões. Desse total de pesquisadores contemplados, quatro são do Inpa, sendo que os demais projetos incluem pesquisadores colaboradores da instituição.

Para o gerente científico do Programa LBA, Laszlo Naggy, a vinda desses recursos é inestimável. “A ênfase, nesta segunda fase do LBA, é a interdisciplinaridade e a integração. A chamada foi feita para projetos inter e multidisciplinares sendo que as propostas aprovadas representam uma ampla variedade de tópicos. O nosso trabalho, agora na direção científica do LBA, é estabelecer uma coordenação e buscar sinergias na implementação dos projetos para que a execução do Plano Científico do LBA possa ser maximizada”, disse o pesquisador.

Beneficiados

Os pesquisadores do Inpa que tiveram suas propostas aprovadas pelo CNPq foram: Rita de Cassia Mesquita, pesquisadora do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF): “Como as florestas da Amazônia Central respondem às variações climáticas? Efeitos sobre dinâmica florestal e sinergia com a fragmentação florestal"; Carlos Alberto Nobre Quesada, pesquisador do Laboratório Temático de Solos e Plantas: “Interações biológicas da ciclagem do fósforo em solos da Amazônia”; Maria Tereza Piedade, pesquisadora da Coordenação de Dinâmica Ambiental (CDAM): "Distúrbios hidrológicos na vegetação de florestas alagáveis por rios de água-preta (igapó na Amazônia Central: diferenciando anomalias climáticas de impactos antropogênicos"; e Bruce Ride Forsberg, também do CDAM: “A influência de potenciais mudanças climáticas e no uso da terra sobre a biogeoquímica do carbono e nutrientes nos rios e várzeas da Amazônia Central”.

A chamada pública teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem promover o avanço do conhecimento sobre o funcionamento dos ecossistemas da Amazônia e de áreas de transição com o Cerrado; priorizar estudos sobre os impactos de mudanças ambientais nas interações entre biosfera e atmosfera, com ênfase no ciclo do carbono, incluindo a resposta da floresta tropical à elevação da concentração de CO2 atmosférico e associar abordagens observacionais e experimentais com a formação de recursos humanos, além de fortalecer a infraestrutura de pesquisa de forma a contribuir para integração de diferentes componentes de estudos ecossistêmicos.

Leia mais.

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia



18/12/2013 17:05


Artigos Relacionados


Seminário do CNPq avalia projetos de pesquisadores em empresas

CNPq anuncia projetos que terão R$6,8 milhões para desenvolver o setor mineral

Dezessete projetos em Unidades de Conservação da Caatinga recebem apoio do CNPq

Pesquisadores do Inpa realizam ação de conscientização

CNPq recebe pesquisadores que participam da reunião do PELD

CNPq e instituto dos EUA vão promover workshops entre pesquisadores