Promulgada emenda constitucional que garante recursos para irrigação



Em sessão solene, o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional nº 43 que prorroga por 10 anos artigo das Disposições Transitórias que determina a aplicação de percentuais mínimos do total dos recursos destinados à irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. O prazo atual, que se iniciou em 1988, termina neste ano. A proposta não modifica os percentuais, que continuam sendo de 20% para a Região Centro-Oeste e de 50% para o Nordeste, preferencialmente no semi-árido.

Durante a discussão da proposta no Senado, em 2000, o autor da iniciativa, o ex-senador Mauro Miranda, salientou o avanço observado pelo Brasil neste setor. Ele sustava que é importante evitar um retrocesso.

- A não aplicação desses percentuais significará o aumento das dificuldades das populações do Nordeste e do Centro-Oeste - disse Mauro Miranda apontando o exemplo da região do Vale do São Francisco, no Nordeste, "valiosa experiência de agricultura com alta produtividade, qualidade e lucros crescentes, graças à irrigação".

A sessão do Congresso também se destinava ao exame de mensagens presidenciais, mas não houve quorum para votação. PFL e PSDB se colocaram em obstrução regimental.



15/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emenda Constitucional que aumenta recursos do FPM será promulgada nesta quinta

INICIADA DISCUSSÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL QUE GARANTE RECURSOS PARA A SAÚDE

Audiência sobre emenda constitucional que garante recursos para saúde é adiada

Promulgada emenda constitucional da Cide

Promulgada emenda constitucional destinada a baratear preço de CDs e DVDs de música

Emenda constitucional que cria tribunais federais é promulgada em sessão do Congresso