Proposta de revisão das relações Brasil-EUA é destacada por Sarney



A recomendação de que os Estados Unidos promovam uma revisão completa de sua política em relação ao Brasil, apresentada ao presidente George W. Bush em memorando assinado pelo professor Kenneth Maxwell, foi destacada em plenário nesta sexta-feira (dia 17) pelo senador José Sarney (PMDB-AP). O documento recomenda que aquele país examine de que maneira Estados Unidos e Brasil podem trabalhar juntos em questões vitais para ambos como comércio, drogas e segurança nacional. Propõe, ainda, empenho na busca de um diálogo estratégico de cooperação sério e duradouro com os líderes brasileiros.

Em seu pronunciamento, Sarney pediu que fique registrada nos anais a íntegra do documento elaborado pela Força Tarefa Independente, patrocinada pelo Conselho de Relações Exteriores, e que é uma organização privada, sem fins lucrativos e que exerce importante influência na definição da política externa norte-americana, segundo informou. Sarney lembrou que o professor Kenneth Maxwell, diretor da Força Tarefa, é hoje o mais respeitado e influente brasilianista nos meios acadêmicos norte-americanos e suas palavras "têm sempre repercussão na imprensa e nos círculos formadores de opinião dos Estados Unidos".

Sarney ressaltou que o trabalho apresentado ao presidente Bush reconhece que o Brasil é a terceira maior democracia do mundo, com uma sociedade aberta e vigorosa; imprensa livre; sociedade civil e classe média grandes e participativas; processo eleitoral limpo e moderno e uma economia que é duas vezes maior que a da Rússia ou a da Índia. Diante disso, a Força Tarefa recomenda ao governo norte-americano que os Estados Unidos considerem o Brasil como um grande parceiro estratégico e dêem ao país tratamento condizente com tal condição. O documento afirma que o Brasil pode e deve ser um parceiro fundamental dos EUA na promoção da reforma econômica e do livre comércio; na manutenção da democracia e da abertura dos mercados e no combate ao narcotráfico, ao terrorismo e aos crimes internacionais. Por essas razões, a Força Tarefa considera de vital importância que o governo norte-americano formule uma política específica e trabalhe no desenvolvimento das áreas de interesse comum.

- Registro aqui a importância das conclusões do projeto dirigido pelo professor Kenneth Maxwell. Ali o governo norte-americano é conclamado a promover a elaboração de uma agenda clara e positiva para substituir a atual que, segundo seus autores, tem sido moldada de acordo com os interesses de grupos privados, com sérios prejuízos para a relação maior, concluiu o senador José Sarney.

17/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney saúda o futuro das relações da China com o Brasil

Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China

Harmonia entre Poderes é destacada por Lula, Sarney, Gilmar Mendes e Temer

Sarney e chanceler cubano lembram reatamento de relações diplomáticas entre Brasil e Cuba

Sarney recebe vice-presidente do parlamento chinês e lembra relações entre Brasil e China

Importância da Voz do Brasil é destacada em debate