Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), em discurso no Plenário nesta sexta-feira (16), avaliou as perspectivas econômicas de grandes jazidas de minério de ferro descobertas no Tocantins, afirmando que a exploração de tais jazidas irá estimular a economia do estado. O parlamentar destacou os investimentos do governo Lula em outros empreendimentos na região, como na Ferrovia Norte-Sul e na construção de hidrelétricas.

Quintanilha lembrou que a demanda por minério de ferro é crescente no mercado internacional. Segundo informou, as jazidas desse minério, identificadas na região de Colinas e entre Palmas e Monte do Carmo, podem ser maiores do que as jazidas de Carajás, no Pará.

- Isso trará reflexos extremamente positivos para o estado, com a sua exploração, com a geração de riquezas, com a absorção de novas tecnologias e, sobretudo, com a geração de emprego - disse o senador.

Além da exploração do potencial energético do minério de ferro, o parlamentar destacou em seu pronunciamento outros empreendimentos que têm ajudado o estado a crescer em seus 18 anos de existência. Entre eles, a construção recente das usinas hidrelétricas Luís Eduardo Magalhães e Peixe Angical. Lembrou ainda que a usina de São Salvador está em fase de construção e que já houve o início dos trabalhos de instalação do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Quintanilha lembrou que, apesar de a economia de Tocantins, hoje, estar basicamente voltada para as atividades agrícola e pecuária, o estado apresenta muitas alternativas em recursos naturais

16/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ataídes Oliveira destaca potencial do Tocantins

Dilma destaca potencial econômico do Vale-Cultura

Papaléo Paes destaca potencial econômico do gás natural na indústria automobilística

Quintanilha destaca inserção do Tocantins no roteiro de C & T

QUINTANILHA DESTACA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO TOCANTINS

Quintanilha celebra 20º aniversário de Tocantins e destaca avanços