Rádio Senado aborda origens de 80 sucessos da música brasileira



Para os amantes da boa música, o programa Escala Brasileira, da Rádio Senado, apresenta neste sábado (23), às 20h, entrevista com Ruy Godinho, autor do livro Então foi assim? A Origem de 80 Sucessos da Música Brasileira. Produtor-multimídia, radialista e músico amador, Godinho conta em sua obra o momento da criação, as emoções e as situações em que esses sucessos foram criados; além de desvendar os bastidores do ato criativo e os mistérios que cercam a criação musical brasileira.

O livro é resultado de 11 anos de pesquisa sobre as origens de músicas que se transformaram em sucessos de público, tais como Malandragem (Cazuza/Frejat), Canção da Despedida (Geraldo Azevedo/Geraldo Vandré), Drão (Gilberto Gil), Feminina (Joyce), Carinhoso (Pixinguinha e Braguinha), Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio). Antes de escrever a obra, o paraense Ruy Godinho comentava o assunto em programa da Rádio Cultura, em Brasília.

Ainda para os fãs dos diversos estilos musicais brasileiros, o programa Brasil Regional traz, neste domingo (24), às 8h, uma serenata a quatro vozes.Seresteiros desde a infância, o quarteto Maída Novaes, Juca Novaes, Edu Santana e Valéria Caram costumava fazer serenatas pelo interior de São Paulo, hábito oficializado na capital paulista em 1990, no Dia dos Namorados. Após a consolidação do grupo, os músicos já gravaram CDs, apresentaram-se na França, Espanha e Portugal e fizeram participações em novelas.

Já para quem curte uma boa literatura, a edição deste sábado (23) do Autores e Livros apresenta, às 15h, entrevista com a poeta e contista Cida Sepúlveda, que vive em Campinas, onde edita a revista de literatura Vaga-Lume. Nascida em São Paulo, a poeta formou-se em Letras pela Unicamp. Publicou Sangue de Romã, em 2004, e foi finalista do 1º Concurso Contos do Rio com O Açougue, promovido pelo caderno Prosa e Verso, do jornal O Globo. Publicou, em 2007, pela Bertrand Brasil, o livro de contos Coração Marginal.

A Rádio Senado também reserva um espaço especial, todo fim de semana, para os ouvintes que gostam de música mais rebuscada e elaborada. No sábado (23), o programa Improviso Jazz vai ao ar às 18h e traz o melhor do samba-jazz. No domingo (24), às 20h, o Jazz & Tal traz uma edição dedicada ao mais livre dos gêneros musicais, produzida pela Confraria do Jazz.



22/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado homenageia a música instrumental brasileira

Rádio Senado apresenta versão jazzy de música brasileira

A música brasileira é a principal atração do fim de semana na Rádio Senado

Rádio Senado apresenta versão jazzy de música brasileira

RÁDIO SENADO APRESENTA GRANDES INTÉRPRETES DA MÚSICA BRASILEIRA

Especial sobre Santos Dumont e muita música brasileira no fim de semana da Rádio Senado