Rádio Senado celebra 10 anos do programa Autores e Livros



A Rádio Senado comemora, neste sábado (8), 10 anos do programa Autores e Livros. A edição especial da atração, transmitida às 15h, trará trechos de entrevistas com vozes de peso no cenário da literatura contemporânea, como Raquel de Queiroz, João Ubaldo Ribeiro, Cassiano Nunes, entre outros nomes consagrados. Iniciado em 6 de dezembro de 1997, o programa já levou ao ar 475 edições.

Para os fãs de Vinicius de Morais, o Música do Brasil deste sábado apresentará, às 16h, o primeiro álbum da lendária dupla Tom Jobim e Vinicius, Orfeu da Conceição. O disco compõe a trilha sonora da peça de mesmo nome, escrita pelo jornalista, poeta e compositor Vinícius de Morais. A obra, lançada em 1954, é uma tragédia carioca adaptada, em forma de peça musical, do mito grego de Orfeu, deus nascido na Trácia, filho da musa Calíope, que desceu ao Mundo dos Mortos para salvar sua amada Eurídice.

Também vai ao ar neste sábado, às 14h, o programa Música no Cinema Brasileiro. Nesta edição serão apresentadas trilhas sonoras dos filmes: Memórias de um Gigolô, de Alberto Pieralisi, baseado no romance de Marcos Rey; Jorge, um brasileiro, de Paulo Thiago, filmado em 1988, baseado em romance de Oswaldo França Jr., com música-tema de Milton Nascimento; e Doces Bárbaros, de 1978, dirigido por Jom Tob Azulay, que registra uma turnê nacional dos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa.

No domingo, às 12h, a rádio exibe a reportagem especial A Aids e os jovens brasileiros. O programa trará os dados do último boletim sobre a doença divulgado pelo Ministério da Saúde e a opinião dos jovens sobre o uso da camisinha. A intenção é colocar a juventude no ar para falar de um problema que assusta a todos.

Ainda no domingo, o Brasil Regional apresentará, às 8h, a obra do violeiro Marquinho de Mendonça. Ele traz um batuque de violão na pisada do jongo, melodia da Comunidade Jongueira de Guaratinguetá, cidade do Estado de São Paulo. O músico estudou no Musicians Institute, em Los Angeles (EUA), e não voltou americanizado, pelo contrário, no disco Filosofolia mergulha profundamente nos ritmos brasileiros. Fundador de bandas como Mafuá e pesquisador de ritmos, Marquinho atua em grupos como o Cachuêra! e o Cupuaçu.



07/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado celebra os 90 anos de Jackson do Pandeiro

BONECA EMÍLIA É A ENTREVISTADA DO "AUTORES E LIVROS", NA SENADO FM

Programa da Rádio Senado exibe mais um episódio dos 180 anos da Casa

TÁVOLA CELEBRA OS 50 ANOS DE.RÁDIO DE HAROLDO DE ANDRADE

PROGRAMA "BRASIL 500 ANOS", DA RÁDIO SENADO CONTARÁ A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE O DESCOBRIMENTO

Escolha de livros didáticos precisa de avaliação, dizem autores