Rádio Senado completa dez anos com plano de expansão para mais 13 capitais



A Rádio Senado completou nesta segunda-feira (29) dez anos de existência com um plano de expansão para 2007 que prevê a transmissão de sua programação em mais 13 capitais, a começar pelo projeto-piloto no Rio de Janeiro. Também está prevista, para o primeiro semestre, a interiorização da programação em Ondas Curtas, hoje restrita às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de parceria com a Radiobrás, o que possibilitará a retransmissão a todo o país. As informações são do diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy, em entrevista à Agência Senado, nesta terça-feira (30).

Além de Brasília, a programação em FM chegará a Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Macapá (AM), Palmas (TO), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), para as quais o Ministério das Comunicações já concedeu canais para a veiculação do sinal da emissora. A intenção, segundo Godoy, é, futuramente, estender a transmissão a todas as capitais brasileiras.

Segundo Godoy, a Rádio Senado vem cumprindo à risca a função que lhe foi atribuída à época de sua fundação pelo então presidente do Senado e ex-presidente da República José Sarney: transmitir os trabalhos legislativos do Congresso Nacional com transparência, de modo a permitir ao cidadão a fiscalização dos atos de seus representantes.

- É comum as pessoas acharem que o trabalho do Congresso se restringe a votações em Plenário. Elas desconhecem os trabalhos das comissões e que os projetos, em sua maioria, antes de irem a Plenário, são analisados nas comissões. E a Rádio divulga isso - afirmou o diretor.

Godoy salientou ainda a função social da Rádio Senado, em especial a programação em Ondas Curtas, que oferece atrações culturais com foco em literatura, teatro, contos e lendas, além de utilidade pública.

- Temos uma programação diferenciada em Ondas Curtas que vai ao ar das 7h às 10h, como o "Fale com o Doutor" e "Fique por Dentro da Lei", que prestam serviços a pessoas em regiões remotas - disse Godoy.

Outro ponto destacado por Godoy é o trabalho de divulgação promovido pela Rádio Agência Senado no site do Senado, com cerca de mil rádios conveniadas, que reproduzem a programação da emissora, entre as quais destacou a Jovem Pan de São Paulo e a Rádio Liberal, do Pará.

- Apenas em 2006 foram realizados cerca de 1,1 milhão de downloads de programas - afirmou Godoy, para quem a Rádio Agência tem a facilidade de disponibilizar ao internauta consultas em tempo quase real, sobre o que ocorre em uma comissão parlamentar de inquérito enquanto a rádio transmite a sessão plenária.

- Órgãos públicos, até mesmo a polícia federal, já se utilizaram desse material, pela rapidez que ele proporciona, e também a imprensa privada, pois nas CPIs colocamos a pergunta do senador e a resposta do inquirido, de forma a proporcionar um entendimento fácil sobre o tema abordado - explicou Godoy.

O diretor salientou que a Rádio Senado também aproveita material de outras rádios. Isso ocorreu, segundo ele, por ocasião das eleições de outubro de 2006 com a edição de diversos boletins regionais ao vivo sobre as eleições nos estados.

Em fevereiro, o Senado realizará sessão solene em homenagem aos dez anos da Rádio Senado e, ao longo do ano, os programas mais importantes produzidos nesse período serão reprisados, informou o diretor.



30/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado completa 17 anos

Rádio Senado completa seis anos com exposição

SENADO RENOVA FUNCIONAMENTO DA RÁDIO APARECIDA POR MAIS 10 ANOS

Programa da Rádio Senado exibe mais um episódio dos 180 anos da Casa

Mais de 50 cidades do interior já possuem agências do Plano de Expansão

Protocolo assinado com Assembleia do Maranhão vai permitir expansão da Rádio e da TV Senado