Rádio Senado debate construção da Usina Belo Monte



A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, tem sido alvo de debates de diferentes setores do governo e da sociedade. O projeto de construção da usina começou a ser discutido há mais de 20 anos. A obra, no entanto, não foi viabilizada devido à mobilização da população local.

Uma audiência pública realizada no início do mês, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, foi marcada por protestos e pela dos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás). O programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, vai apresentar neste sábado (12), às 7h30, um resumo dessa audiência pública e os principais pontos em discussão.

Na segunda-feira (14), também às 7h30, o programa Senado Economia apresenta um balanço de 2009 e previsões para 2010 da economia brasileira. O convidado é o economista e consultor da Fundação Getúlio Vargas Silvio Sales. Para ele, o próximo ano será um ano de "crescimento inevitável", principalmente pela indústria, um dos setores mais afetados pela crise internacional.

O programa Estação da Mídia debate na terça-feira (15) a Conferência Nacional de Comunicação e a expectativa dos senadores participantes da comissão organizadora do evento. A conferência ocorre em Brasília, a partir da próxima semana, e discutirá o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". O objetivo é debater a produção de conteúdo e a atualização das leis do setor, com representantes do governo, empresários de comunicação e membros da sociedade civil. O Estação da Mídia vai ao ar às 7h30.

No fim de semana o grupo Kah-hum-kah, ou simplesmente Carranca, é a atração do programa Escala Brasileira. A banda, que inclui instrumentos de corda, sopro e percussão, busca integrar diferentes linguagens artísticas. A interação dos músicos com o público via internet é outra proposta do grupo. O Escala Brasileira vai ao ar no sábado, às 20h.

No domingo, o programa Brasil Regional apresenta a coletânea Mulheres no Choro. O disco revela ao público a rica contribuição feminina à formação e desenvolvimento do gênero musical. O programa vai ao ar no domingo (13), às 8h.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.



11/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão acompanhará construção da Usina de Belo Monte

Jorge Yanai defende construção da usina de Belo Monte

Obras para a construção da Usina de Belo Monte irão continuar

AGU assegura continuidade das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Luiz Otávio destaca construção da usina de Belo Monte, no Pará

Audiência discute agora impactos da construção da usina de Belo Monte