Ramez Tebet foi exemplo de determinação pela vida, diz Juvêncio



O senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) ocupou a tribuna nesta terça-feira (21) para agradecer, em nome da família do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), as homenagens prestadas ao parlamentar falecido na sexta-feira (17). Juvêncio lembrou as "grandes lições políticas e morais" que recebeu do conterrâneo e destacou que ele "jamais deu trégua ao desânimo", apesar de todas as atribulações que enfrentou.

Para Juvêncio, nesses vinte anos de luta contra o câncer, Tebet "se aproximou de Deus" e "purificou seu espírito".

- Sua vontade de trabalhar impressionava. Quando ele chegava ao Senado, se transformava. A força tomava conta de seu corpo, para que ele nos proporcionasse os momentos que dividiu conosco. Essa determinação pela vida é uma qualidade que todos nós devemos ter - disse.

O parlamentar tucano também frisou que uma das principais características da personalidade de Ramez Tebet era a conciliação, "virtude fundamental para se promover a democracia".

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou e acrescentou que o espírito conciliador de Tebet, que sempre buscou aproximar as pessoas e sobrepor as diferenças em nome do interesse maior do país, manifestou-se até em seu velório, evento que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da oposição.

Já o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) contou que sempre teve Ramez Tebet como um conselheiro, alguém que "dizia o que pensava com convicção".

- Há poucos dias, ele falava dessa tribuna como se fosse falar por mais vinte, trinta anos - lembrou.

Os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também apresentaram suas homenagens e suas condolências à família. Valadares disse que Tebet deixou um grande exemplo de firmeza e honestidade para as futuras gerações.

Por fim, Juvêncio da Fonseca deu as boas vindas ao primeiro suplente de Ramez Tebet, Valter Pereira de Oliveira, que segundo ele, pode assumir a vaga de senador ainda na tarde desta terça-feira. Ex-deputado estadual e federal, o advogado Valter Pereira também integra o PMDB de Mato Grosso do Sul e, de acordo com Juvêncio, era "amigo de longa data e homem da confiança" de Tebet.

21/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira lembra exemplo de dignidade legado por Ramez Tebet

Valter Pereira lembra exemplo de amizade, companheirismo e fidelidade de Ramez Tebet

Segurança: Mulheres são exemplo de coragem e determinação

Determinação e paixão de ACM devem servir de exemplo, diz Jarbas Vasconcelos

Para Sarney, José Alencar foi “gladiador pela vida” e exemplo de fé

RAMEZ TEBET CRITICA O BC