Randolfe Rodrigues quer recursos do petróleo investidos exclusivamente em educação



Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu que todos os recursos oriundos da exploração do petróleo sejam destinados à educação.

Randolfe Rodrigues observou que o bloco da foz do rio Amazonas, que engloba quatro municípios e corresponde à costa do Amapá, foi o que recebeu o maior bônus no leilão da 11ª rodada para exploração de áreas petrolíferas. O leilão foi promovido na terça-feira (14) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na véspera do leilão, a prefeitura de Macapá apresentou projeto de lei que destina 100% dos recursos que receber provenientes da exploração de petróleo na costa do estado para a educação. A decisão foi saudada por Randolfe Rodrigues.

O senador observou que o Brasil tem um débito com a população, pois o país não conseguiu erradicar o analfabetismo, diferentemente de nações vizinhas. O mesmo ocorre com a universalização do ensino superior, o que exige “ações, palavras, gestos e exemplos concretos” por parte do governo, afirmou.

Randolfe Rodrigues considera fundamental ampliar os recursos destinados ao ensino, que hoje representam 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele disse que o ideal seria 10%, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional.

O senador propôs ainda a realização de um seminário, nos próximos dias 6 e 7, para discutir com a população do Amapá as conseqüências da exploração do petróleo, visto a possibilidade de geração de uma nova cadeia produtiva de trabalho no estado. Na segunda-feira (20), o senador será recebido na ANP, no Rio de Janeiro, para discutir os resultados do leilão dos blocos petrolíferos.



15/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe Rodrigues quer mais recursos para o Amapá

Aloysio Nunes quer recursos do pré-sal sejam investidos em educação

Randolfe Rodrigues quer CPI para investigar o Ecad

Randolfe Rodrigues quer tornar o Senado independente

Randolfe Rodrigues quer mais investimentos em saúde pública

Randolfe Rodrigues quer mudança no modelo brasileiro de Federação