Raupp aponta sucesso da hidrelétrica de Jirau antes mesmo de sua construção



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) festejou em Plenário, nesta terça-feira (20), o leilão para a construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, vencido pelo consórcio "Energia Sustentável", que promete colocá-la em funcionamento em 2013. Para ele, Jirau "já é sucesso antes mesmo da sua construção", pois mais de 30 concessionárias de distribuição estão interessadas em adquirir a energia a ser gerada no rio Madeira.

O deságio de 21% sobre o preço máximo do quilowatt-hora estimado pelo governo, oferecido pelo consórcio vencedor, é a prova de que o empreendimento será rentável e que irá gerar benefícios, sustentou Raupp. Ele lembrou que, confiante no potencial hidroelétrico do Madeira, encomendou estudo sobre o seu aproveitamento quando governou Rondônia, em 1997.

Apesar das críticas ao empreendimento, principalmente de ecologistas, o senador afirmou que a Região Norte será uma grande fornecedora de energia elétrica para sustentar o desenvolvimento brasileiro.

- Não se trata de devastar a Amazônia como muitos querem fazer crer. Trata-se de aproveitar recursos indispensáveis para o Brasil e o seu povo, garantindo que o ecossistema circundante não será destruído. Nem toda intervenção é degradante, mesmo que modificadora - afirmou.

Valdir Raupp disse que as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, esta licitada no ano passado, vão gerar de 30 mil a 50 mil empregos diretos em Rondônia. Disse que quer ver agora a construção do gasoduto que levará o gás natural da região de Urucu (AM) até Porto Velho (RO). Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que Raupp deveria se sentir orgulhoso, pois vê concretizado um sonho, pelo qual vem se batendo há anos.

Raupp agradeceu o título de cidadão honorário recebido da Câmara de Vereadores de Porto Velho - ele é catarinense e chegou a Rondônia há 31 anos. Sua mulher, a deputada federal Marinha Raupp, também recebeu o título.



20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano

Rio Madeira sofre segundo desvio por construção da Usina Hidrelétrica Jirau

Operários encerram greve na Usina Hidrelétrica de Jirau

Expedito Júnior registra leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira

Fátima Cleide apela à Casa Civil por retomada das obras da Hidrelétrica de Jirau

Raupp espera que obras de Jirau voltem à normalidade