Raupp protesta contra tarifas crescentes dos serviços públicos



O senador Waldir Raupp (PMDB-RO) protestou contra as tarifas crescentes de tarifas públicas no país que acabam restringindo a utilização desses serviços - notadamente telefone e energia elétrica - por parte da população mais carente do país.

- A economia do país encontra-se asfixiada por impostos e taxas dos mais diversos tipos que, criados em situações de emergência, acabam se eternizando sob nossas custas - disse.

Os impostos do setor de telefonia, por exemplo, disse o senador, chegam a 40%, quando na maior parte dos países, ficam entre 3% a 5%. Em relação às tarifas de energia, acrescentou, a carga tributária chegará a cerca de 50%, com o aumento da alíquota da Contribuição para Financiamento da Previdência Social (Cofins) e das propostas da reforma tributária.

Rodovias

O senador por Rondônia protestou, ainda, sobre o estado precário das rodovias federais em seu estado. Ele pediu que o ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infra-estutura de Transportes (Dnit) fiscalizem melhor as atividades dos Batalhões de Engenharia de Construção (BECs) encarregados dos trabalhos de recuperação.

Segundo ele, no ano passado as BR-364, 425, 421 e 429 foram objeto de extensas operações de recapeamento mas, seis meses depois, as chuvas já varreram todo o asfalto e as rodovias voltaram ao mesmo estado calamitoso anterior aos trabalhos.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) concordou com a escalada da cobrança de impostos. Ele afirmou que, em 1960, o brasileiro trabalhava um mês por ano para pagar o Imposto de Renda, e, hoje em dia, trabalha quatro meses para isto.



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos

Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos

Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos

Revisão de tarifas de serviços públicos poderá depender de audiência com usuários

Nabor protesta contra possibilidade de majoração de tarifas de eletricidade

Sérgio Petecão protesta contra tarifas de energia cobradas no Acre