Relatório final da CPI sugere criação de secretaria de apoio ao emigrante



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Emigração Ilegal vai propor a criação da Secretaria Especial de Políticas ao Emigrante, que funcionaria no âmbito da Presidência da República. A sugestão faz parte do relatório final da comissão, apresentado nesta quarta-feira (28) pelo relator do colegiado, deputado João Magno (PT-MG). A comissão é presidida pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

João Magno disse que o relatório, que será votado pela CPI na próxima semana, também propõe a elaboração de projetos de lei para regularizar a contribuição previdenciária e o registro dos emigrantes nascidos no exterior, além de proposta que pretende garantir a representação partidária das comunidades brasileiras em outros países e a ampliação da representação consular do Brasil.

Na avaliação de Marcelo Crivella, o trabalho da CPI da Emigração expôs, à opinião pública, a realidade dos brasileiros que vivem ilegalmente no exterior.

- O relatório contempla todos os aspectos desse processo. A dívida que os brasileiros contraíram com aliciadores para sua ida ao exterior é uma dívida injusta e não deve ser paga. Em 2005, mais de trinta mil brasileiros foram presos e humilhantemente deportados dos Estados Unidos. Esse número hoje é de menos de mil pessoas, se contarmos a partir de novembro do ano passado. A CPI conseguiu reduzir o número de brasileiros que viviam ilegalmente no exterior - explicou o senador pelo PRB do Rio de Janeiro.

Crivella também acha que o Itamaraty deveria ingressar com representação na Comissão Internacional de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), para que o governo norte-americano reconheça as humilhações impostas aos brasileiros que viviam ilegalmente naquele país e que foram encaminhados de volta ao Brasil.

- Cada brasileiro deveria receber um pedido formal de desculpas do governo americano, com o pagamento de alguma quantia que seja representativa dos maus-tratos que sofreram - disse Crivella.

O relatório final da CPI da Emigração também retrata a realidade de brasileiros que vivem ilegalmente no Japão e Paraguai.



28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da CPI sugere adiar votação do relatório final

Relatório final sugere indiciamento dos seis envolvidos com dossiê

Relatório final sugere indiciamento de mais de 100 e afirma existência do "mensalão"

Relatório final isenta Petrobras e sugere alterações no processo de licitações e contratos da estatal

Subcomissão de proteção a brasileiros no exterior discute proposta de criação da Poupança Emigrante

Lula sugere criação de Secretaria Nacional de Segurança Pública