Renato Casagrande quer controle externo para tribunais de contas



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu nesta quarta-feira (18) a aprovação de duas propostas de emenda à Constituição (PECs 15 e 30, de 2007) de sua autoria referentes aos tribunais de contas da União, de estados e municípios. Enquanto a primeira estabelece concurso público para o preenchimento dos cargos de ministro do TCU e de conselheiros nos tribunais de contas de estados e municípios, a segunda prevê um sistema de controle externo com a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e do Ministério Público junto a essas instituições.

- É fundamental que a sociedade tenha um mínimo de controle sobre os tribunais de contas - afirmou.

Se a PEC 15/07 tem o objetivo de barrar a interferência política na indicação dos membros dos tribunais de contas, a PEC 30/07 abre um fórum social, sem remuneração de seus integrantes, para acompanhar as ações e denunciar eventuais irregularidades nas Cortes de contas. Segundo destacou, o controle externo sobre essas instituições é uma bandeira defendida pelo PSB.

Acidente

Renato Casagrande também encaminhou, junto com os demais senadores pelo Espírito Santo Magno Malta (PR) e Gerson Camata (PMDB), requerimento de voto de pesar e solidariedade aos familiares dos capixabas mortos em recente acidente de helicóptero no estado.

18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representantes de Tribunais de Contas pedem apoio para criar Conselho de Controle Externo

Senado debaterá controle externo de tribunais de contas

Entidades de controle externo defendem criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas

Proposta cria conselho externo para fiscalizar o TCU e demais tribunais de contas

Projeto de Renato Casagrande estabelece regras para o controle interno do Senado

Juristas e tribunais superiores se opõem ao controle externo do Judiciário