Reunião da SBPC vai mostrar como está sendo feita a integração do rio São Francisco



As ações de conservação da fauna e flora e os trabalhos de arqueologia na obra de integração do rio São Francisco serão destaque do estande do Ministério da Integração Nacional na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorre na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, entre os dias 10 e 15 de julho.

No estande do ministério serão apresentados dois programas ambientais. O primeiro deles é o de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos, que mostrará ao público objetos históricos resgatados ao longo da obra, que tem mais de 700 km. São objetos de importância cultural e científica. Gravuras e vestígios pré-históricos foram encontrados em Custódia (PE). Arqueólogos também acharam cerca de 30 projéteis de fuzil intactos, datados de 1912 a 1915, em Terra Nova (PE), que poderiam ter sido usados pelo bando de Lampião. O Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido (Inapas), em parceria com o MI, é responsável pela identificação, classificação e guarda desses achados arqueológicos.

O outro programa ambiental é o de Conservação da Fauna e da Flora. Mais de 10 mil animais já foram resgatados e levados para tratamento e estudos no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). O monitoramento ocorre em um raio de 500 quilômetros a partir de Petrolina e Salgueiro, em Pernambuco. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Cemafauna pode ser considerado o centro de triagem mais avançado em tecnologia e infraestrutura do Brasil, com um Núcleo de Ecologia Molecular voltado para o estudo da genética dos animais, sendo capaz de desenvolver análises de DNA das populações monitoradas. Também serão apresentadas informações sobre a flora da caatinga, com exposição de sementes do bioma.


Velho Chico interativo

o Ministério da Integração Nacional apresentará em seu estande vídeos e o totem touch screen interativo para divulgação e apresentação do Projeto São Francisco. Como parte da programação, na próxima terça-feira (12), o ministro Fernando Bezerra Coelho realizará uma palestra sobre “O Cerrado e a Integração Nacional”, às 10h30, no auditório do Campus Samambaia.

O Projeto São Francisco é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Engloba a construção de dois canais. O Eixo Norte, com 426 quilômetros, beneficiará áreas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste, com 287 quilômetros, levará água para os estados de Pernambuco e Paraíba. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e de promover a inclusão social.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional

 

08/07/2011 19:22


Artigos Relacionados


Blairo Maggi é contra a maneira como está sendo feita a reforma

Cristovam: política no Brasil está sendo feita com promiscuidade

Para Efraim, reforma da Previdência está sendo feita de forma açodada

Walter Barelli: 'Mário Covas está sendo respeitado não só como o político, mas como o farol que ilum

Programação científica da 63ª Reunião Anual da SBPC já está disponível na internet

MEC diz que supervisão de cursos superiores continuará sendo feita pelo Enade