Rio+20 deve ter documento final modesto, afirma Rollemberg



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse, na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que a crise por que passam as economias europeias deve ter consequência nas decisões que serão tomadas no encontro. Ele participou do primeiro dia da reunião preparatória da Rio+20, etapa que deve durar até esta sexta-feira (15).

- A crise na Europa, sem dúvida, terá consequência no documento final da Conferência, que deverá ser mais modesto do que gostaríamos – afirmou, na abertura do Pavilhão Brasileiro, no Parque dos Atletas, na manhã desta quarta-feira (13).

A cerimônia de abertura da Rio+20 foi fechada para a imprensa. Participaram apenas os diplomatas e outras autoridades presentes ao Riocentro, local onde se realiza a Conferência.
Para Rodrigo Rollemberg, o fato de a Rio+20 ser cinco vezes maior do que a Eco 92 – a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada há 20 anos, também no Riocentro – pode gerar algumas dificuldades para a imprensa e outros participantes. Mas o senador afirmou ter convicção de que as pessoas se sentirão à vontade e que haverá espaco suficiente para os grandes debates mundiais.

O negociador-chefe brasileiro na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, em entrevista após a abertura oficial da Conferência, ressaltou a dificuldade dos países mais afetados pela crise de aderirem à proposta de criação de um Fundo para o Desenvolvimento Sustentável. O Fundo, que é apoiado por quase 80 governos, deve gerar cerca de US$ 30 bilhões ao ano, a ser usado no apoio a projetos sustentáveis no âmbito de países emergentes.

Cúpula dos Legisladores

O Senado vinculou sua agenda à Rio+20. Participarão da Cúpula Mundial dos Legisladores 24 senadores. A Cúpula é um dos 500 eventos no âmbito da Rio+20 e é voltada ao debate sobre uma legislação favorável ao desenvolvimento sustentável.

O presidente do Senado, José Sarney, anunciou na terça-feira (12) que, por decisão dos líderes dos partidos, o Plenário do Senado não fará votações na próxima semana em razão da participação da Casa nos debates da Conferência das Nações Unidas.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Documento final da Rio+20 deve ser encerrado nesta segunda (18)

Senado deve ser fórum de debate sobre energia nuclear, afirma Rollemberg

Rollemberg reconhece que documento oficial da Rio+20 decepciona

Documento final da Rio+20 é aprovado

Presidentes da CMA e da CRE avaliam documento final da Rio+20

Saúde é tema destaque no documento final da Rio+20