Roberto Cavalcanti defende construção do Porto de Águas Profundas de Mataraca




A Paraíba precisa viabilizar a construção do Porto de Águas Profundas de Mataraca para poder impulsionar seu desenvolvimento e participar do comércio econômico internacional. A observação foi feita pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), em pronunciamento nesta terça-feira (21). Segundo ele, os investimentos em portos e aeroportos devem ser prioridades nacionais indiscutíveis.

- O Porto de Cabedelo representa atualmente um fator fortemente limitativo de nosso crescimento econômico, pois não dispõe das condições estruturais necessárias para que possamos importar e exportar os bens de que necessitamos para nosso desenvolvimento sustentável. Enquanto os portos asiáticos têm uma profundidade de 15 metros, Cabedelo tem apenas 9 metros de profundidade, o que significa um porto ultrapassado do ponto de vista logístico - afirmou Cavalcanti.

Na avaliação do senador pela Paraíba, a realização de obras de dragagem de aprofundamento poderia contribuir para melhorar operacionalmente o Porto de Cabedelo. Porém, essas obras seriam insuficientes para a operação com navios modernos, de maior porte. Roberto Cavalcanti opinou que, dada a vocação turística do estado, o ideal seria que o Porto de Cabedelo fosse modernizado e direcionado à recepção de grandes navios de cruzeiro.

O atual momento favorável da economia brasileira, na visão de Roberto Cavalcanti, contribuiu para que o país realize investimentos na área de infraestrutura. Ele declarou que a Paraíba precisa de projetos adequados e de investimentos elevados em setores como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos para que as empresas do estado possam competir com as concorrentes nacionais e internacionais. 

'Princesa do Sertão' 

O senador aproveitou seu pronunciamento para elogiar a recente transmissão, pela TV Senado, do documentário Princesa do Sertão, a respeito do episódio que culminou com a proclamação de independência pelo município paraibano de Princesa Isabel, em junho de 1930. Ele cumprimentou a emissora pela produção do filme e lembrou que o documentário será reprisado mais duas vezes, a última no dia 1º de janeiro de 2011.



21/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti defende reforma do Porto de Cabedelo

Roberto Cavalcanti defende investimentos no Porto de Lucena

Roberto Cavalcanti defende investimentos em educação

Roberto Cavalcanti defende investimento privado nos portos

Roberto Cavalcanti defende atuação brasileira na Amazônia

Roberto Cavalcanti defende desconcentração no setor de cartões de crédito