Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), em discurso nesta quinta-feira (14), apontou a importância do investimento na malha aeroviária da Paraíba, que sofre com o baixo número de rotas e castiga com "percursos exóticos" e escalas longínquas quem voa a partir do estado.

A vocação natural para o turismo, afirmou, pressupõe determinadas condições para habilitar a Paraíba como destino preferencial de brasileiros e estrangeiros dispostos a conhecê-la, destacando-se a infra-estrutura aeroportuária.

Roberto Cavalcanti mencionou nota publicada na imprensa dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar um pacote para estimular a malha aeroviária nacional, com estímulos a empresas que participarem da licitação de rotas para atender especialmente aos percursos de baixa e média densidade. Ele afirmou que tal postura, de estímulo a novas empresas, "interessa à Paraíba".

- Peço o apoio dos senadores do nosso estado, para que juntos possamos ter consistência e força para dotar a Paraíba de melhor malha aeroviária. Não se pode desperdiçar esse momento, perder esta oportunidade - declarou.

Segundo Roberto Cavalcanti, a promessa de reformulação da malha aeroviária do Nordeste, feita pelo presidente Lula em Montes Claros, com a participação do governador da Paraíba, o ex-senador José Maranhão, não atendeu de forma satisfatória à Paraíba, que ainda tem um aeroporto precário, reformado recentemente a um alto custo e não tem nem sequer um finger.

Além disso, afirmou, não há para a Paraíba nenhum projeto forte de infraestrutura, como porto, ferrovia, siderúrgica ou estaleiro. O estado "não tem projetos economicamente consistentes, vive de miscelâneas", disse o senador, acrescentando que, por isso, seria primordial que houvesse mais opções de voo para o local.

Pesar

Roberto Cavalcanti também lamentou a morte do empresário Edson de Souza do Ó, ocorrido na quarta-feira (13). Fundador de uma construtora que leva seu nome, ele foi responsável pela execução de grandes obras no estado da Paraíba, além de ser membro de entidades como a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e de sindicatos ligados ao setor.

Segundo o senador, Edson de Souza do Ó "marcou época como empresário". Ele deixa sua mãe, Alice, ainda viva aos 102 anos; a viúva, Iraci; e três filhos.



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Roberto Cavalcanti pede união de parlamentares da Paraíba na apresentação de emendas ao orçamento

Roberto Cavalcanti pede providências contra praga que devasta palma forrageira na Paraíba

Roberto Cavalcanti pede ao ministro da Integração Nacional solução para o avanço do mar nas praias da Paraíba

Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba