Romero Jucá nega envolvimento com mensalão e afirma não haver menção a seu nome no relatório da PF




O senador Romero Jucá (PMDB-RR) negou, em discurso nesta terça-feira (5), ter qualquer envolvimento com o "valerioduto", do publicitário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão. Jucá discursou em resposta a matéria publicada pela revista Época do último fim de semana. O senador pediu retratação da revista e salientou não haver menção ao seu nome no relatório da Polícia Federal sobre o escândalo.

- Não conheço Marcos Valério, não tenho ligação com esse esquema e por isso mesmo, por estar com a consciência tranquila, fui atrás do relatório do inquérito complementar da Polícia Federal. Qual não foi minha surpresa de ver que em todas essas páginas não há uma única menção ao meu nome, zero, não se fala do senador Romero Jucá. Não sei de onde a Época tirou essa informação - disse.

A reportagem teria obtido cópia de inquérito complementar da Polícia Federal que indicaria a participação de uma empresa de um irmão de Jucá no recebimento de recursos por meio da Visanet, operadora de cartões de crédito do Banco do Brasil no escândalo do mensalão.

Jucá também negou que o seu irmão, Álvaro Jucá, proprietário da Alfândega Participações, tenha qualquer relação com Marcos Valério ou com suas empresas, mas sim com o Banco do Brasil. A Época diz que a empresa teria recebido R$ 650 mil da DNA Propaganda, de Marcos Valério, em 2003. Segundo o senador, a documentação que relativa ao contrato da empresa de seu irmão com o Banco do Brasil está à disposição da imprensa para qualquer tipo de averiguação.

Jucá pediu que a revista e o jornal O Globo, que também publicou a informação, façam uma retratação e publiquem a matéria com a informação correta. Caso contrário, disse, ele tomará as medidas judiciais cabíveis. O parlamentar lamentou que a notícia - que seria difamatória - tenha gerado 191 menções em sites e blogs na internet.

Uma carta, acrescentou o senador, também foi encaminhada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que o Ministério e a Polícia Federal se pronunciem sobre a inexistência de qualquer menção ao nome de Romero Jucá nesse relatório ou em qualquer outra questão a respeito do valerioduto.

- Eu me sinto atingido na minha honra - declarou Jucá.



05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá nega envolvimento do governo em ação da PF

Romero Jucá nega participação na demissão do presidente da Funai

Romero Jucá nega ter pressionado Jobim para favorecer irmão

Relatório final sugere indiciamento de mais de 100 e afirma existência do "mensalão"

Romero Jucá afirma que presidente Lula tem compromisso com Roraima

Defesa do desenvolvimento sustentável continua após a Rio+20, afirma Romero Jucá