Ronaldo Caiado diz que relator do Orçamento voltou atrás e impasse "está sendo superado"



O deputado Ronaldo Caiado (GO), líder do Democratas na Câmara, afirmou nesta terça-feira (29) que o relator-geral do orçamento de 2010, deputado Geraldo Magela (PT-DF), "voltou atrás e vai cumprir integralmente" o acordo firmado com a oposição na noite do último dia 22, pouco antes da votação do projeto orçamentário pelo Congresso. Caiado disse que estão sendo canceladas as emendas feitas pelo próprio relator-geral e o dinheiro delas está sendo repassado para emendas de bancadas estaduais, exceto algumas ligadas a educação, saúde e agricultura, "como havia sido negociado entre o relator e a oposição".

VEJA MAIS

- A oposição teve uma vitória substancial. Minha assessoria está acompanhando a redação final do projeto orçamentário no Congresso e, pelas informações que tenho recebido, o acordo está sendo cumprido - disse Caiado, por telefone.

A redação final da proposta vem sendo feita pelos consultores da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e deve ficar pronta nas próximas horas. A seguir, ela será assinada pelo presidente da Comissão, senador Almeida Lima (PMDB-SE), e pelo relator-geral, deputado Geraldo Magela. O documento será então remetido ao presidente do Senado e do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), que o encaminhará ao presidente da República, para sanção.

O deputado Ronaldo Caiado dirigiu nesta segunda-feira (28) ofício ao presidente Sarney pedindo que ele não encaminhasse o orçamento ao presidente da República porque o relator-geral não havia cumprido integralmente acordo feito com a oposição. Caiado chegou a pedir no ofício que Sarney destituísse do cargo de relator-geral do orçamento o deputado Geraldo Magela por "abuso de suas prerrogativas".

Para superar o impasse, o deputado Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do governo no Congresso, reuniu-se ao longo desta segunda-feira (28) com o deputado Ronaldo Caiado e conversou várias vezes, por telefone, com o relator Geraldo Magela, que havia viajado para Fortaleza.

- O acordo será cumprido como foi negociado com a oposição. Esse episódio está superado e o presidente Lula receberá o projeto do orçamento ainda neste ano - garantiu Gilmar Machado.

Eli Teixeira / Agência Senado



29/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caiado pede a Sarney que não envie orçamento a Lula e destitua o relator-geral

Testemunha voltou atrás depois de revelar esquema de propina em São Paulo

Relator do orçamento diz que mínimo de R$ 220 já está garantido

Aldo Rebelo: episódio Valcke está superado

Sarney diz que incidente sobre fotos de jornalista morto está superado

RELATOR DO ORÇAMENTO DIZ QUE ESTÁ ARRUMANDO DINHEIRO PARA O SALÁRIO MÍNIMO